Em Rondônia, no pequeno município de Mirante da Serra, que possui 12.360 habitantes, o vereador”Cagado”, codinome de Hilton Emerick de Paiva, faz sucesso. O político busca a reeleição pelo MDB, em novembro, para a Câmara Municipal.
A sua primeira eleição como vereador foi em 2008, à época pelo PPS, atual Cidadania. Nos anos de 2012 e 2016, o candidato de nome excêntrico também se elegeu, respectivamente pelo PPS e PRB, hoje Republicanos. Nas últimas eleições municipais, Hilton ‘Cagado’ foi campeão de votos em Mirante. Ele teve 375 votos, equivalente a 5,80% dos válidos.
Nascido em Munhaçu, interior de Minas Gerais, o político de 47 anos é presidente da Câmara Municipal de Mirante da Serra. O município, famoso pela Maratona Anual do Avestruz, evento que promove a tradicional corrida com o animal, é também conhecido pela produção rural. ‘Cagado’ angaria votos especialmente com este público.
Em 2016, o pré-candidato foi apoiado pelo padrinho político Lúcio Mosquinni, deputado federal pelo MDB. À época, um vídeo de Mosquinni pedindo votos para ‘Cagado’ viralizou nas redes sociais, onde os internautas fizeram piadas com o peculiar nome de urna. Nesta semana, a publicação voltou receber comentários no Twitter e Facebook.
👑Vote no vereador Cagado. É brincadeira isso? Esses vereadores só servem pra dar nomes a ruas… pic.twitter.com/QvYDHA2CMF
— Humberto R (@HumbertoReisJr) September 3, 2020