Enem seriado avaliará notas do ensino médio para ingresso de candidatos no ensino superior

Mais uma oportunidade para os estudantes que concluírem o ensino médio possam ingressar no ensino superior pleiteando uma vaga na faculdade: o ‘Enem seriado’, novidade que será implantada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O candidato poderá concorrer por meio do Enem seriado com base nas suas pontuações obtidas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb,) que é uma prova já existente, porém acontece a cada dois anos e é voltada apenas para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Para que a nova modalidade do Enem exista, o Saeb será totalmente reformulado.

O Saeb passará então a ser uma avaliação anual para estudantes de todas as etapas escolares. Além disso, irá contar com boletins individuais de desempenho. No último ano do ensino médio, o desempenho dos três últimos anos (1º, 2º e 3º do ensino médio) será calculado e com a pontuação final será possível pleitear vagas no ensino superior pelos seguintes meios:

  • Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – ainda será avaliada essa possibilidade;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sendo assim, o desempenho do estudante que estiver no 1º ano do ensino médio em 2021 será somado ao de 2022 e 2023, para que ele concorra a uma vaga de ensino superior em 2024.

O Inep trouxe esses detalhes sobre como será o funcionamento do Enem seriado em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (15). Um dos pontos mais importantes é que o Enem tradicional não deixará de existir, lembrando que, a versão digital da avaliação também já está sendo testada.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Enem seriado avaliará notas do ensino médio para ingresso de candidatos no ensino superior