O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última sexta-feira (18) que o novo coronavírus precisa ser enfrentado e que ficar em casa é “para os fracos.”
Ao elogiar os produtores rurais, em uma cerimônia de entrega de títulos de propriedades rurais em Sorriso (MT), Bolsonaro afirmou que o agronegócio evitou que o Brasil entrasse em colapso por não ter parado durante a epidemia.
“Vocês não entraram naquela conversinha mole de ‘fique em casa e a economia a gente vê depois’. Isso é para os fracos”, afirmou. “O vírus, eu sempre disse, era uma realidade e tínhamos que enfrentar. Nada de se acovardar perante aquilo que não podemos fugir.
Contrário às políticas de isolamento social desde o início da epidemia, Bolsonaro sempre defendeu que não se fechasse empresas e outras atividades econômicas e criticou duramente governadores que optaram por essas medidas.
O Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira 829 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 134.935, de acordo com dados da pasta.
Também foram notificados 36.303 novos casos da doença provocada pelo novo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 4.455.386.
O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de óbitos por covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, e aparece em terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.