Investigado pelos EUA e mais um são presos no Acre por contrabando de pessoas

A Polícia Federal deflagrou nesse sábado (5), a operação Chacal, para desarticular organização criminosa internacional que falsifica documentos e promove a entrada ilegal de pessoas em diversos países.

Foram expedidos um mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva pela 3ª Vara Federal de Rio Branco/AC em desfavor de dois estrangeiros que atuaram no contrabando de pessoas no Brasil por Assis Brasil/AC e há tempos promovem a entrada ilegal de iranianos nos EUA e Canadá.

A investigação iniciou-se após um grupo de iranianos ter sido preso tentando ingressar no Brasil usando passaportes falsos. Supõe-se que o grupo tinha como objetivo chegar ao Canadá, porém com as fronteiras internacionais fechadas, dificultou-se a realização desse intento.

Com a atuação conjunta entre a INTERPOL, a colaboração da Adidancia da Polícia de Imigração e Alfândega, Homeland Security Investigations (HSI) em Brasília e Polícia Federal, chegou-se aos verdadeiros nomes dos iranianos, dentre os quais havia o coiote, que seria o responsável pela promoção da entrada ilegal desses iranianos no país. Um dos presos tem sido investigado e monitorado pelas autoridades dos EUA por envolvimento em contrabando de pessoas do Oriente Médio para as Américas e Europa nos últimos doze anos

O nome da operação foi dado em razão de que o contrabandista de pessoas é denominado informalmente de “coiote”, cujo animal é chamado de chacal americano.

No cumprimento do mandado de busca e apreensão foram apreendidos um celular, um notebook, diversos chips telefônicos de países diferentes, cartões de crédito em nome de várias pessoas e documentos diversos.

Informações e fotos da assessoria PFAC

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Investigado pelos EUA e mais um são presos no Acre por contrabando de pessoas