18 de abril de 2024

Neve em Tocantins? Poeira branca transforma paisagem de cidade

Moradores de Lagoa da Confusão, na região oeste do Tocantins, gravaram vídeos para mostrar uma nuvem de poeira branca que vem atingindo a cidade. Se as imagens não tivessem sido gravadas no Tocantins seria possível até pensar que se trata de uma região que está enfrentando uma nevasca. Só que o fenômeno é causado pelos resíduos de uma indústria de calcário instalada na área urbana da cidade.

Um vídeo gravado na TO-374, nos fundos da empresa, mostra um cenário peculiar com o solo e a vegetação totalmente embranquecidos. Em outra gravação é possível ver ruas tomadas pela nuvem de resíduos. “38 graus na sombra, mas aqui na Lagoa é uma cidade que neva. Olha a neve”, brincou um morador.

A empresa Calcário Cristalândia informou ao G1 que está providenciando a transferência da empresa para outro local e que vai cumprir o prazo estipulado pelo Ministério Público, até janeiro de 2021. Veja a nota abaixo.

Poeira também atinge área residencial de Lagoa da Confusão — Foto: Reprodução

O calcário é muito utilizado na agricultura para corrigir os níveis da acidez do solo, favorecendo o aumento da produtividade das lavouras. Só que o contato direto com a substância causa riscos à saúde. No caso da inalação, além de irritação no trato respiratório, a exposição prolongada pode causar problemas respiratórios crônicos piratórios crônicos.

Moradores de Lagoa da Confusão informaram que a nuvem de calcário acontece principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Um homem que pediu para não ser identificado contou que a indústria foi instalada anos atrás fora da cidade, mas com o crescimento habitacional ela acabou ficando inserida próximo da área habitada.

Segundo o médico Dowglas Oliveira, o risco é ainda maior para quem vive próximo das áreas mais afetadas. “O calcário é um minério que se deposita no pulmão e ocasiona microinflamações no tecido pulmonar, fazendo aumentar a fibrose. Um feito parecido com o que acontece com quem fuma. Porém, quem fuma apresenta outros sinais como o odor, já nesse caso a pessoa pode achar que não tem nada, mas a médio e longo prazo existe essa possibilidade de desenvolver um problema grave”, disse o clínico.

Apesar dos riscos à saúde a licença de operação da indústria tem sido renovada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em nota, o órgão ambiental informou que “o empreendimento encontra-se licenciado para operação pelo órgão ambiental e já tramita no Instituto um novo processo de solicitação de licenciamento para a mudança da planta do local atual próximo à área urbana, para um novo local, afastado da zona urbana”.

A empresa Calcário Cristalândia informou que “depois de quase três décadas funcionando naquele local foi adquirida judicialmente por um grupo empresarial que, durante as negociações fechou um acordo com o Ministério Público para retirar a planta daquele local, que era fora da zona urbana no início”.

Disse ainda que um novo lugar para funcionamento já foi escolhido e a empresa está preparando a mudança. Segundo a Calcário Cristalândia, o prazo ajustado com o Ministério Público se encerra em janeiro de 2021 e será cumprido. “A empresa desejava cumprir antes, mas a pandemia acabou impondo uma morosidade em todos os procedimentos”, disse.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost