Shakira é investigada na Espanha por sonegar R$ 90 milhões em impostos

A cantora Shakira é o mais novo alvo da Fazenda da Espanha e passou a ser investigada por suspeita de sonegação de impostos. Conforme o jornal espanhol “El País”, a colombiana teria deixado de pagar aproximadamente 14,5 milhões de euros (cerca de R$ 90 milhões) em impostos e distribuído o dinheiro por 14 empresas fantasmas em paraísos fiscais, como Ilhas Virgens e Ilhas Cayman, para driblar as leis espanholas. Os valores são referentes aos anos de 2012 a 2014. O Ministério Público da Espanha abriu processo, e a cantora agora é acusada de seis crimes fiscais.

Para ser considerado residente na Espanha, a pessoa precisa estar, no mínimo, por 184 dias no país, mesmo não sendo de forma corrida. Em 2012, a cantora permaneceu 246 dias no país; no ano seguinte, foram 210 dias; já em 2014, ela acumulou 243 dias no território espanhol, sendo na Catalunha ou não. Conforme o diário, a colombiana deixou de pagar 6,1 milhões de euros em 2012, 3,6 milhões de euros em 2013 e mais 4,1 milhões de euros em 2014, e mais os juros e correções, o que totalizam os 14,5 milhões de euros devidos.

“Os fiscais levaram ao Ministério Público as fraudes de 2012, 2013 e 2014. Nesses três anos, a cantora emolsou 34,9 milhões de euros e deixou de pagar ao Tesouro Nacional cerca de 14,5 milhões de euros. O Ministério Público abriu processo, e a cantora agora é acusada de seis crimes fiscais. No verão passado, Shakira testemunhou perante o juiz e voltou com a mesma coisa que disse ao inspetor: ela não morava na Espanha, ela não morava em nenhum lugar específico, ela foi de um lugar para outro, ela era uma “nômade sem raízes”, escreve o jornal “El País”.

De acordo com a publicação, a cantora chegou a pagar 24 milhões de euros ao governo da Espanha, em 2011, justamente porque já havia a considerada culpada por sonegação. Já no ano passado, Shakira alegou que não morava na Espanha, apesar de viver em Barcelona com o marido, o zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona, desde 2011.

A reportagem ainda fez uma linha do tempo de vários momentos de Shakira na Espanha, em cada um dos anos citados, até mesmo viagens para outros países de férias ou eventos, como também o período que ela permaneceu morando por lá.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost