20 de abril de 2024

Torcedores do Vasco se unem e recuperam a história da fundação do clube

O Vasco se orgulha de ter o seu próprio estádio construído com a ajuda da torcida. É lá que o time tenta manter o bom início de Brasileiro contra o Atlético-GO, nesta quinta-feira, às 21h. Mas ainda sem poder apoiar a equipe das arquibancadas de São Januário no presente, os vascaínos se dedicaram a contribuir para recuperar o passado: com o resgate de onde a história do clube começou, num domingo de agosto de 1898.

O grupo Guardiões da Colina impediu que o verdadeiro local da fundação do Vasco, uma casa na região portuária do Rio, virasse uma lotérica e agora pretende transformá-lo em mais uma sede. Por enquanto, apenas a fachada do 345 da Rua Sacadura Cabral foi restaurada com a cotização dos mais de 80 membros do grupo. O símbolo da Cruz de Malta agora estampa seu lugar de origem. Mas eles querem mais.

— No primeiro andar, queremos transformar num espaço de eventos e exposições. Temos colecionadores, pesquisadores e vamos expor documentos, ata, tudo o que temos — conta o empresário Raphael Pulga, um dos criadores do movimento em 2016.

Foi Pulga quem convenceu, recentemente, o proprietário a não alugar o imóvel para outros interessados que chegaram primeiro. Ao passar pelo local e ver a placa de aluguel, prontamente entrou em contato com o dono. Ele contou a importância histórica do local para o Vasco e assinou um contrato de aluguel até o final de janeiro. A ideia é repassar o imóvel à diretoria que tomar posse em 2021.

— Descobrimos há uns sete anos que aquela casa era o verdadeiro local da assinatura da ata de fundação. Ali estava funcionando uma empresa de saneamento. Quando vi que estava para alugar, todo mundo topou a ideia de recuperá-lo para o Vasco.

Benítez poupado

Na ata de fundação do Vasco, consta o endereço Rua da Saúde, 293. Mas, na história oral do clube, sempre foi tido como início de tudo a sede da Sociedade Dramática Filhos da Talma, uma conceituada casa de artistas amadores.

Após um trabalho de pesquisa, o historiador Henrique Hubner desvendou o mistério:

— Fizemos um trabalho de engenharia reversa até descobrir que o 345 da Sacadura Cabral era o antigo 293 da Rua da Saúde, que havia mudado de nome e foi renumerada. Naquela época, tudo dependia da tradição oral, e muitas coisas se perdiam. Mas o fato é que o Vasco nasceu na Praça da Harmonia, de frente para o mar.

Hoje, o Vasco pode ir a campo sem um dos seus destaques. O meia argentino Benítez, que disputou como titular todas as partidas desde a volta do futebol, pode ser poupado. Certos são os desfalques dos zagueiros Ricardo Graça e Leandro Castan.

Por outro lado, Vinícius, recuperado de Covid-19, treinou normalmente e deve retornar ao time.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost