Milhares de brasileiros fizeram campanha nas redes sociais para que o vira-lata caramelo fosse o animal escolhido para estampar a nova cédula de R$ 200, apresentada na última quarta-feira (2) pelo Banco Central. O lobo-guará, no entanto, ganhou a disputa e está retratado nas notas.
Mas o vira-lata que ganhou os corações do público não foi esquecido: o animalzinho foi escolhido para ‘anunciar’ a chegada da nova nota nas redes do BC. Na peça publicitária, o vira-lata “pede” para que a população receba “com muito carinho o ‘caramelo do cerrado'”.
O vídeo também apresenta características de segurança da nova nota, como a marca d’água, número que muda de cor, alto-relevo e número escondido.
O Banco Central colocou em circulação a nova cédula de R$ 200 nesta quarta-feira (2), com a imagem do lobo-guará nas cores cinza e marrom. Serão produzidas 450 milhões de unidades da nota este ano, que se junta a outras seis em uso no país.
Campanha
Em julho, após o anúncio de lançamento da nota pelo Banco Central, a cédula foi um dos assuntos mais compartilhados nas redes sociais no Brasil. Pedidos pelo popular cão vira-lata caramelo, obviamente, estiveram entre os memes mais vistos na internet.
O deputado federal Fred Costa (Patriotas-MG) também organizou uma campanha para o cão estampar nota de R$ 200. Além de um abaixo-assinado digital, ele levou o pedido da população diretamente ao parlamentar no final de julho.
Na época, segundo o deputado, o Banco Central havia prometido estudar ações contra os maus-tratos de animais e em comemoração ao vira-lata caramelo.