Alan Rick vai ao MEC defender aplicação do Revalida em universidades estaduais

Em reunião com o ministro da Educação Milton Ribeiro, o deputado federal Alan Rick (DEM) defendeu a aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, em universidades estaduais. Atualmente, a prova só é realizada em federais.

Neste ano, o exame acontecerá no dia 6 de dezembro, em 13 capitais, entre elas Rio Branco. Será a primeira prova aplicada em 2020, mesmo com uma lei que prevê a realização do certame duas vezes por ano. A proposta de Rick de levar o Revalida para as universidades estaduais, se acatada, ficará para o ano que vem.

Reunião com ministro Milton Ribeiro aconteceu na manhã desta quarta-feira, em Brasília / Foto: Cedida

“Falei para o ministro da importância de aplicarmos o Revalida através das universidades estaduais, onde nós podemos oferecer a prova de uma maneira mais descentralizada, mais próxima dos estudantes do Brasil inteiro. O ministro também defende essa bandeira de permitir a realização do Revalida pelas universidades estaduais. Então vejo que isso é um grande avanço que nós podemos construir no próximo ano”.

O Acre não possui uma universidade estadual, diferentemente do Pará e do Amazonas. No entanto, há um projeto de construção, via Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), do Instituto de Educação Superior.

Para o governador Gladson Cameli, o Revalida é uma discussão que se arrasta há muito tempo. “Não sei qual é o interesse de não ter saído ainda, porque passamos por situações em que o Acre precisou de profissionais na área de saúde e que de uma forma nós não conseguimos preencher as vagas no concurso naquele momento”.

PUBLICIDADE