O Ajax conseguiu, neste sábado (24), a sua maior vitória na história do Campeonato Holandês ao golear, fora de casa, o VVV-Venlo por… 13 a 0. Até mesmo o brasileiro Antony, ex-São Paulo, deixou a sua marca e ajudou o clube a desbancar o antigo recorde do país: em 1972, o clube holandês venceu o Vitesse por 12 a 1.
O atacante Lassina Franck Traoré, que marcou cinco gols, foi o destaque da partida. Jürgen Ekkelenkamp marcou dois, assim como o veterano Klaas-Jan Huntelaar, quando saiu do banco. Além disso, Antony, Dusan Tadic, Lisandro Martinez e Daley Blind deixaram a sua marca uma vez.
Nas redes sociais, o Twitter do VVV-Venlo reagiu quando o recorde foi quebrado.
79. ……#VVVAJA | 0-12 pic.twitter.com/3hfd6PDBoC
— VVV-Venlo (@VVVVenlo) October 24, 2020
O Ajax liderava por 2 a 0 antes dos 20 minutos do jogo e foi para o intervalo com uma vantagem de 4 a 0. Porém, tudo mudou completamente para o time da casa aos 52 minutos, quando Chris Kum chegou atrasado em uma dividida e foi expulso.
O 5 a 0 veio aos 54 minutos jogados, e cinco minutos depois o placar era inacreditavelmente 8 a 0. Aos 79 minutos, era 12 a 0. Após oito minutos sem chutar na rede, Traoré marcou o quinto da noite e fechou a goleada em 13 a 0.
O Ajax é o líder do Campeonato Holandês, com 15 pontos, e agora tem saldo de 24 gols marcados. O VVV-Venlo está em décimo, com cinco. [Capa: Divulgação]