Ícone do site ContilNet Notícias

Apenas cinco cidades brasileiras não registraram casos de covid-19; veja quais

Por O GLOBO

A covid-19 chegou oficialmente a 99,9% dos municípios brasileiros. O dado está no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde com informações até 3 de outubro. No total, 5.565 municípios tiveram casos da doença registrados, diz a pasta, o que daria cinco cidades fora do mapa oficial do novo coronavírus.

O Ministério da Saúde informou, após ser questionado pelo GLOBO, que são nove as cidades sem registro de casos de covid-19 até o momento. Botumirim, Camacho, Cedo do Abaeté, Pedro Teixeira, São Thomé das Letras e Veredinha, em Minas Gerais; Laranjal, no Paraná; e Garruchos e Cerro Branco, no Rio Grande do Sul.

Somente na última semana de monitoramento (27 de setembro a 3 de outubro), 593 cidades apresentaram apenas um caso; 3.545 apresentaram de 2 a 100 casos; 308 apresentaram entre 100 e mil casos novos; e 22 municípios se mostraram em uma situação crítica, tendo registros de mais de mil casos novos no período.

A interiorização da covid-19 vem sendo percebida desde junho no país, quando a quantidade de casos em regiões interioranas metropolitanas, até então com menor incidência, ultrapassou os registros nas áreas metropolitanas. Na última semana monitorada, 59% dos novos infectados estavam em cidades do interior e 41% nas metrópoles.

O boletim mostra ainda uma tendência de queda na realização dos testes PCR, usados para diagnóstico. A média diária de processamento em agosto foi de média de 34.439. Em setembro, caiu para 31.331 – cerca de 9%.

A pasta costuma informar que a inclusão de dados leva algum tempo para ser finalizada e que os números podem mudar. Essa foi a explicação dada ao GLOBO sobre o viés de quase de 10% na média diária de exames processados do último boletim, com dados até 26 de setembro, em relação à média de agosto. [Foto de capa: Mário Tama/AFP]

Sair da versão mobile