18 de abril de 2024

Após resultado oficial, governo brasileiro cumprimenta presidente eleito da Bolívia

Após o término da apuração da eleição presidencial da Bolívia, o governo brasileiro cumprimentou o vencedor do pleito, Luis Arce, que foi apoiado pelo ex-presidente Evo Morales. Apesar do resultado só ter sido confirmado nesta sexta-feira (23), diversos países já haviam reconhecido a vitória de Arce no dia da votação ou no dia seguinte. O Brasil foi o último dos países vizinhos da Bolívia a parabenizar Arce.

A atitude contrasta com o ano passado, quando o governo do presidente Jair Bolsonaro foi o primeiro a reconhecer a presidente interina Jeanine Áñez, logo depois da renúncia de Morales sob pressão militar. Na eleição deste ano o governo brasileiro incentivou a construção de uma frente de oposição ao Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Arce e Morales, mas a estratégia não deu certo.

Na mensagem divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta sexta, o governo brasileiro “saúda o povo e o governo bolivianos pela realização do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia” e elogia a “atitude democrática e construtiva do governo da presidente Jeanine Áñez”.

O texto também ressalta a importância da presença de observadores internacionais na eleição, “cujo escrutínio contribuiu para afiançar a legitimidade e transparência do pleito e garantir que fosse respeita-do o desejo soberano do povo boliviano na escolha de seus dirigentes”. O trecho faz referência às acusações de fraudes — não comprovadas — que levaram à renúncia de Morales.

“O Governo brasileiro afirma sua disposição de trabalhar com as novas autoridades bolivianas com vistas à implementação de iniciativas de interesse comum e no âmbito dos laços de amizade, vizinhança e de cooperação que unem os dois países e seus povos”, conclui a nota. [Capa: Jorge William/Agência O Globo]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost