Ícone do site ContilNet Notícias

Bolsonaro se reúne com senadores e comemora liberação de emendas

Por O GLOBO

Em nova fase da articulação política do governo, o presidente Jair Bolsonaro celebrou a liberação de verbas para integrantes do centrão e prometeu entregar pessoalmente obras nas regiões de líderes de partidos como PP, MDB e DEM. Os recursos têm origem em emendas parlamentares. Durante almoço com senadores no Palácio do Planalto, que devem se tornar cada vez mais frequentes, Bolsonaro tornou explícitas as alianças.

— Vamos estar juntos se deus quiser no início dessas obras, que começarão brevemente. Um parabéns a você (Braga) por ter conseguido duas emendas, né? A de bancada e a de comissão — disse Bolsonaro ao lado do líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM).

Após a reunião foi anunciado que Braga será o relator da indicação de Kassio Marques ao Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha foi comunicada a parlamentares pela presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MDB-MS), na manhã desta sexta-feira.

Ex-ministro do governo Dilma Rousseff, Braga reforçou a sua demanda para viabilizar o novo trecho da BR-319, via de ligação entre os Estados do Amazonas e Rondônia. Segundo Bolsonaro, a obra é “uma das mais importantes que o pessoal do Amazonas precisa”.

Entre os participantes do encontro, além do grupo de senadores, estavam o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e ministros do governo como Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política, e Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral, que foi indicado para assumir uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) — o seu nome passará pela avaliação do Senado em sabatina marcada para o dia 20 de outubro.

Em outra gravação, ao lado do senadores Elmano Ferrer (PP-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI), Bolsonaro afirmou que “em grande parte” as emendas vêm dos parlamentares e que os recursos estão em “boas mãos”, ao mencionar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Entre as demandas dos parlamentares do Piauí estão a duplicação da BR-316 e obras na BR-343.

— Em grande parte essas emendas vêm de vocês, as de bancada e as de comissão, sem as quais não poderíamos realmente anunciar qualquer obra (…) Vamos estar lá brevemente para inaugurar essas obras — afirmou o presidente.

O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), disse que recebeu “solidariedade e o apoio” de Bolsonaro para destinar recursos ao seu Estado para obras da BR-235, através de emendas parlamentares, no orçamento de 2021. “Com muito orgulho, posso dizer que estamos a partir de agora oficialmente na luta pela 235 contando com o apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro.

“A vitória sempre vem quando há trabalho sério e união. Muitos podem não ter conhecimento sobre a minha luta pela BR-319,mas eu sei que tantos outros sabem. Estou extremamente feliz por mais essa conquista para o Amazonas. Muito obrigado, Pr @jairbolsonaro e Min @tarcisiogdf”

Pelo Twitter, o líder do DEM no Senado, Rodrigo Pacheco (MG), afirmou que o encontro com Bolsonaro serviu para tratar das pautas prioritárias que deverão ser analisadas até o final do ano. Os participantes, no entanto, evitaram comentar o que exatamente foi abordado.

— O almoço faz parte de uma aproximação do presidente com os senadores. Conversa descontraída. Gravações de vídeos sobre obras que o governo está executando nos estados, solicitação de apoio para as campanhas de segundo turno… Em nenhum momento se falou de emendas — disse o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), ao GLOBO. [Foto de capa: Reprodução/Twitter]

Sair da versão mobile