Sem os longos cabelos que cultivou por anos, e com a aparência de um monge shaolin, o peso-pena americano Brian Ortega pareceu ter adotado uma estratégia zen para vencer Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, na luta principal do UFC deste sábado (17). Sereno e concentrado em cada movimento, Ortega controlou totalmente a disputa contra o rival, e venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 50-45). Após a luta, ele garantiu que irá atrás do atual campeão da categoria, o australiano Alexander Volkanovski.
– Tenho um recado. Para os que torceram por mim, eu amo todos vocês. Para os que contaram comigo fora do jogo, aprendam a contar, filhos da p***. Hoje eu quis mostrar que eu poderia ser o melhor no MMA, em cada uma das artes marciais. Nesse jogo, você tem que se arriscar. Ninguém cresce aqui ficando na zona de conforto. Alexander Volkanovski é o campeão, mas eu vou atrás dele – disse Ortega após a luta.
A luta
O duelo começou em ritmo lento, com os dois lutadores poupando energias, já que a luta estava programada para cinco rounds. Ortega e Jung trocavam chutes nas pernas e na linha de cintura. O americano tomava a iniciativa dos ataques aproveitando sua maior envergadura. No minuto final, Ortega conseguiu um belo knockdown ao travar de um chute do coreano e aplicar um direto preciso de esquerda. Jung recuperou-se rapidamente, mas nos últimos segundos quase recebeu o mesmo golpe – conseguiu se defender a tempo.
O Zumbi Coreano voltou mais agressivo para o segundo round, acelerando um pouco mais o ritmo e buscando tomar a iniciativa do ataque. Ortega mantinha-se usando a maior envergadura para golpear o rival, e começava a tentar levar a luta para o chão. Jung ensaiou uma combinação de direto e upper junto à grade, acertando o americano, que conseguiu evitar ser imprensado. No minuto final, Ortega acertou uma duríssima cotovelada rodada de encontro que o derrubou. O americano acelerou o ritmo buscando conectar mais golpes no chão, mas Jung defendeu-se até o intervalo.
Precisando se recuperar na luta, o Zumbi Coreano voltou para o terceiro round buscando ser mais agressivo, mas Ortega não permitia que ele se aproximasse. Usando os jabs e os chutes na linha de cintura, o americano controlava a luta e pontuava no round. O quarto round estava com o mesmo panorama, mas Ortega variou a sua estratégia buscando a perna do coreano para levar a luta para o chão. No movimento de queda, o americano acertou com a cabeça o supercílio do rival, abrindo um ferimento. O corte não incomodou Jung, que seguiu com o mesmo ritmo na luta.
Com a luta sob controle, Ortega manteve a estratégia de desferir jabs para manter o Zumbi Coreano à distância. Jung não conseguia ser mais agressivo e ameaçar o americano, que mostrava muita maturidade ao evitar correr riscos e deixar o tempo passar. Com a estratégia sendo bem-sucedida, Ortega controlou os minutos finais sem problemas, conquistando a vitória.
Confira todos os resultados do evento:
CARD PRINCIPAL
- Brian Ortega venceu Chan Sung Jung por decisão unânime (triplo 50-45)
- Jéssica Bate-Estaca venceu Katlyn Chookagian por nocaute técnico aos 4m55s do R1
- Jimmy Crute venceu Modestas Bukauskas por nocaute aos 2m01s do R1
- James Krause venceu Cláudio Hannibal por decisão unânime (triplo 30-27)
- Jonathan Martinez venceu Thomas Almeida por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
- Guram Kutateladze venceu Mateusz Gamrot por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
- Gillian Robertson venceu Poliana Botelho por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-27)
- Jun Yong Park venceu John Phillips por decisão unânime (triplo 30-25)
- Fares Ziam venceu Jamie Mullarkey por decisão unânime (triplo 29-28)
- Maxim Grishin venceu Gadzhimurad Antigulov por nocaute técnico aos 4m58s do R2
- Said Nurmagomedov venceu Mark Striegl por nocaute técnico aos 51s do R1