Ícone do site ContilNet Notícias

Candidato Daniel Zen quer transformar Rio Branco na capital cultural da Amazônia

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

Transformar Rio Branco na capital cultural da Amazônia. Essa é uma das propostas do candidato a prefeito de Rio Branco pelo PT, Daniel Zen, que participou na manhã desta terça-feira (20) da rodada de entrevistas promovida pelo ContilNet.

O petista já foi secretário de Cultura no governo Binho Marques, falou dos avanços de sua gestão para a área e promete reaquecer a cena cultural local por meio da massificação de editais de incentivo, criação de um calendário de eventos, empregar a gestão participativa dos espaços culturais com o grupos e coletivos, entre outras promessas.

“Vamos criar a virada cultural, assim como acontece em São Paulo, e retomar os festivais, tendo sempre um olhar plural para os diversos tipos de manifestações, pois todo mundo tem o direito de se expressar culturalmente”, disse o deputado estadual.

Se eleito, Zen fala em resgatar as melhores experiências dos ex-gestores petistas Jorge Viana, Raimundo Angelim e Marcus Alexandre à frente da administração municipal. Para ele, a implementação do orçamento e plano de gestão participativos, além da articulação direta com o movimento comunitário, são legados que devem ser levados adiante.

“Trouxeram para o dia a dia da prefeitura esse caráter de participação constante, não só no orçamento e na execução do orçamento, mas na decisão das benfeitorias que a prefeitura tinha que realizar em cada bairro e regional. A ideia é promover uma fusão das melhores experiência, mas também aprender com os erros, porque se eu disser que não tivemos problemas eu estaria mentindo”, comentou.

Para a educação, o candidato propõe ampliar as vagas no ensino infantil, sobretudo em creches; fortalecer parcerias com instituições que desenvolvem trabalho educativo, como a Diocese; equiparar a carga horária e o salário dos professores e dos servidores de apoio do município; e investir na inovação, com internet gratuita em escolas e espaços públicos.

Implantar pequenos centros cirúrgicos e colocar equipes multidisciplinares de especialidades médicas nas Uraps, inclusive para atendimento de pessoas com deficiência, são algumas de suas propostas para a saúde de Rio Branco. Além disso, quer construir a segunda policlínica da capital no Segundo Distrito.

O candidato disse que o que o diferencia dos demais pleiteantes é que ele é o único dos sete que se enquadra no campo progressista, enquanto que os demais flertam com o conservadorismo.

Assista:

Sair da versão mobile