Ícone do site ContilNet Notícias

Colunista diz que ministro do Meio Ambiente ameaça matar Chico Mendes pela 2ª vez

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

Um dos colunistas políticos mais prestigiados do país, Bernardo Mello Franco, do O Globo, disse, em sua coluna deste domingo (4), que o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles ameaça matar pela segunda vez o líder seringueiro e ambientalista acreano Chico Mendes, assassinado por um fazendeiro no Acre em dezembro de 1988.

No final da semana passada, Salles criou um grupo de trabalho para estudar a fusão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que homenageia o patrono do meio ambiente brasileiro nascido e criado em Xapuri.

“Na semana em que removeu a proteção a manguezais e restingas, o ministro Ricardo Salles avançou mais uma casa no desmonte dos órgãos ambientais”, disse, ao criticar a proposta do ministério de extinguir do ICMBio.

A estatal tem, entre suas funções, administrar áreas protegidas, como parques nacionais e reservas extrativistas, esta última idealizada por Chico Mendes para garantir o modo de vida dos extrativistas e pôr fim aos conflitos por terra que culminaram na morte do ambientalista. No Acre, o ICMBio gerencia dez desses territórios.

“Chico Mendes era um herói da floresta, reconhecido pela ONU como líder global na defesa do meio ambiente. Foi assassinado em 1988, a mando de um fazendeiro. Ao propor o fim do instituto batizado com seu nome, Salles ameaça matá-lo pela segunda vez”, diz Franco.

No começo do ano, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, Salles desdenhou de Chico ao dizer que conhecê-lo não fazia diferença.

Sair da versão mobile