Ícone do site ContilNet Notícias

Com presença de Cameli, Fecomércio anuncia construção de usina fotovoltaica em CZS

Por SECOM

Muito em breve, Cruzeiro do Sul será referência na produção de energia solar. Nesta quinta-feira, 29, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos, anunciou a construção da maior e mais moderna usina fotovoltaica da Amazônia localizada nas dependências do Centro de Turismo e Lazer do Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento contou com a participação do governador Gladson Cameli e do vice-governador Major Rocha.

Os números são grandiosos. Ao todo, serão implantadas 2.550 placas em uma área de quase 7 mil metros quadrados. Dotada de tecnologia 100% sustentável, a usina tem capacidade de gerar até 1 megawatt de energia solar. Quantidade suficiente para abastecer 455 residências com consumo médio mensal de 250 kWh.

Entusiasta do progresso social e econômico do estado, Gladson Cameli parabenizou o Sistema Fecomércio por acreditar no potencial energético da região e enfatizou que iniciativas como esta tem o total apoio de seu governo. Para o gestor, a contribuição do setor privado é fundamental para alavancar o desenvolvimento do Acre.

“Meus olhos brilham quando vejo investimentos como este. Gostaria de parabenizar a Fecomércio por este arrojado investimento, que vai gerar emprego e renda na região do Juruá. São investimentos como este que o nosso estado precisa para crescer e eu reconheço o importante papel que a iniciativa privada representa para que tenhamos um Estado cada vez mais forte e próspero para todos”, destacou Cameli.

Ex-funcionário do Sesc, Major Rocha lembrou a relevância histórica do Sistema S ao país, sobretudo, aos trabalhadores do comércio. Em relação a usina produtora de energia solar, o vice-governador argumentou que a localização geográfica do Acre é muito privilegiada.

“O nosso estado está próximo da linha do Equador, região com alta incidência de radiação solar durante o ano inteiro. Temos um potencial gigantesco e que o Sistema Fecomércio vai saber aproveitar muito bem. Com certeza, esse parque será um modelo positivo de energia limpa e renovável em plena região Amazônica”, comentou.

De acordo com Leandro Domingos, o investimento na usina fotovoltaica é de, aproximadamente, R$ 5,5 milhões. O presidente revelou também que toda a energia gerada no complexo será consumida por todas as unidades do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC. Com recursos na ordem de R$ 2,5 milhões assegurados para 2021, um novo parque solar será construído em Rio Branco.

“O nosso consumo de energia elétrica é muito grande e fomos buscar na energia solar essa alternativa. Estou muito confiante que esta nossa iniciativa servirá como um modelo piloto para o Departamento Nacional do Sesc irradiar essa ideia para outros estados que têm o mesmo problema de geração de energia elétrica e do seu alto custo”, declarou.

Fizeram-se presentes na solenidade o vice-presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Marcos Lameira; a secretária estadual de Comunicação, Silvania Pinheiro; o secretário estadual de Produção e Agronegócio, Edvan Maciel; e o prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim.

Sair da versão mobile