Conheça o Grosbeak, pássaro raro que é “meio macho e meio fêmea”

Um fato raro ocorreu durante pesquisa na reserva natural Powdermill no estado da Pensilvânia, nos EUA, na última semana. Cientistas identificaram um exemplar do raro pássaro Grosbeak que é “meio macho, meio fêmea”, fenômeno que é conhecido como ginandromorfismo .

Segundo a publicação realizada no perfil oficial da reserva, o pássaro possui as colorações características de ambos os sexos em sua plumagem, com uma das asas nas cores preta e rosa, comuns aos machos, e a outra com tons de amarelo e marrom, próprios das fêmeas.

O espécime, identificado como Pheucticus ludovicianus , é bastante raro e pode ter sofrido a mutação genética que faz com que o animal apresente características de cada um dos sexos em partes diferentes do corpo, diferentemente do que ocorre com o hermafroditismo, quando o espécime tem os tecidos reprodutivos de ambos os gêneros.

Ainda de acordo com a publicação, muitos pássaros podem apresentar este tipo de anomalia , assim como algumas espécies de caranguejos, lagostas e insetos. Além disso, os cientistas também ressaltaram que o espécime não tem qualquer problema de procriação.

“Como geralmente apenas o ovário esquerdo é funcional nas aves, e o lado esquerdo desta ave é o lado feminino, esta ave teoricamente poderia produzir filhotes se acasalar com sucesso com um macho. A capacidade de reprodução do pássaro também pode depender do fato de ele cantar como um macho, o que potencialmente atrairia as fêmeas e provocaria uma resposta territorial de outros machos”, finaliza a publicação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost