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Efeito pandemia: Coca-Cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerante

Por O GLOBO

A Coca-Cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerantes, o equivalente à metade de seu portfólio. Segundo a CNN, a companhia americana já havia anunciado que não produziria mais bebidas como Tab, Zico e Odwalla, mas na quinta-feira (22) informou que isso se estenderá a duas centenas delas.

De acordo com o site, com a redução da produção a Coca-Cola pretende se concentrar nos produtos mais lucrativos, como a Coca-Cola Zero Açúcar bem como marcas que se encaixam em novas categorias, com o AHA, um seltzer com cafeína que a empresa lançou no ano passado.

Segundo a CNN, a Coca-Cola passou por momentos difíceis durante a pandemia por causa do fechamento de lanchonetes e restaurantes. No terceiro trimestre, a receita líquida caiu 9%, para US $ 8,7 bilhões.

No Brasil, ainda não há previsão de cortes. Procurada pelo GLOBO, a Coca-Cola disse em comunicado que “não há definições por enquanto no Brasil sobre mudanças no portfólio. Inovação é uma prioridade da empresa e do negócio, e um dos fatores que nos possibilitaram atravessar nesses últimos meses a crise provocada pela pandemia”.

Segundo a empresa no Brasil, “um aprendizado dessa crise é o de que devemos concentrar esforços nas marcas maiores e mais fortes, e ser mais assertivos no desenvolvimento de novas bebidas. Para isso, precisamos continuar inovando e nos transformando”.

O CEO global da empresa, James Quincey, não deu nomes específicos dos refrigerantes que serão cortados, mas disse que a categoria “hidratação” deve ter mais cortes (são marcas como Dasani, Powerade, Vitamin Water).

As vendas de água e bebidas esportivas despencaram 11% no terceiro trimestre. [Capa: Peter Cziborra/Reuters]

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