INSS: antecipação de auxílio doença e benefícios para pessoas com deficiência é prorrogado

O governo prorrogou por mais 30 dias o prazo para que trabalhadores e deficientes da baixa renda possam requerer a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio doença sem a realização prévia de perícia médica. A medida foi adotada durante a pandemia do coronavírus para evitar aglomeração nas agências do INSS.

O prazo terminava em 30 de outubro e foi prorrogado para 30 de novembro, conforme decreto editado nesta quarta-feira (28).

No caso do BPC, quem pedir a antecipação receberá um auxílio no valor de  valor de R$ 600 e do auxílio doença, de um salário mínimo (R$ 1.045).  Esses benefícios poderão ser requeridos por meio eletrônico, sem necessidade de deslocamento até as agências do INSS que já foram reabertas com a volta dos médicos peritos.

Para pedir o auxílio-doença é preciso anexar o atestado médico. Já no caso do BPC, a antecipação é automática se o interessado estiver com dados cadastrais atualizados, como valor da renda, por exemplo.

A medida é mais opção para os segurados, mas nem sempre  vantajosa porque o valor da antecipação é inferior ao concedido no atendimento presencial com  a realização prévia da perícia.

O decreto também faz ajustes de redação no regulamento da Previdência Social no trecho referente aos Acordos de Cooperação Técnica entre o INSS e as entidades representativas dos aposentados e pensionistas. Esses acordos permitem ao INSS descontar o valor das contribuições nos contracheques dos segurados e repassá-la às entidades. [Capa: Agência O Globo]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

INSS: antecipação de auxílio doença e benefícios para pessoas com deficiência é prorrogado