Pedidos de seguro-desemprego caem 10,6% em setembro

Por AGÊNCIA BRASIL 08/10/2020 às 14:32

Depois de dispararem no primeiro semestre por causa da pandemia do novo coronavĂ­rus, os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada continuam a cair no segundo semestre. Em setembro, o total de pedidos recuou 10,6% em relação ao mesmo mĂȘs do ano passado.

Desde o inĂ­cio de junho, o indicador estĂĄ em queda. Em setembro, 466.255 benefĂ­cios de seguro-desemprego foram requeridos, contra 521.572 pedidos registrados no mesmo mĂȘs de 2019. Ao todo, 61,8% dos benefĂ­cios foram pedidos pela internet no mĂȘs passado, contra apenas 2,9% em setembro de 2019.

O levantamento foi divulgado hoje (8) pela Secretaria de Trabalho do MinistĂ©rio da Economia, e considera os atendimentos presenciais – nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das SuperintendĂȘncias Regionais do Trabalho – e os requerimentos virtuais.

Acumulado

Apesar da queda em setembro, os pedidos de seguro-desemprego continuam em alta no acumulado do ano, tendo somado 5.451.312, de 2 janeiro a 30 de setembro de 2020. O total representa aumento de 5,7% em relação ao acumulado no mesmo período do ano passado, que totalizou 5.157.026.

No acumulado do ano, 56,1% dos requerimentos de seguro-desemprego (3.059.828) foram pedidos pela internet, pelo portal gov.br e pelo aplicativo da carteira de trabalho digital; 43,9% dos benefĂ­cios (2.391.484) foram pedidos presencialmente. No mesmo perĂ­odo do ano passado, 98,3% dos requerimentos (5.068.033) tinham sido feitos nos postos do Sine e nas superintendĂȘncias regionais e apenas 1,7% (88.993) tinha sido solicitado pela internet.

Perfil

Em relação ao perfil dos requerentes do seguro-desemprego na primeira quinzena de setembro, a maioria Ă© do sexo masculino (60%). A faixa etĂĄria com maior nĂșmero de solicitantes estĂĄ entre 30 e 39 anos (33,5%) e, quanto Ă  escolaridade, 59,4% tĂȘm ensino mĂ©dio completo. Em relação aos setores econĂŽmicos, os serviços representaram 42,4% dos requerimentos, seguido pelo comĂ©rcio (26,8%), pela indĂșstria (14,8%) e pela construção (9,5%).

Os estados com o maior nĂșmero de pedidos foram SĂŁo Paulo (140.854), Minas Gerais (51.541) e Rio de Janeiro (36.430) e os que tiveram maior proporção de requerimentos via web foram Acre (96,2%), Sergipe (87,4%) e Tocantins (85,9%).

Atendimento

Embora os requerimentos possam ser feitos de forma 100% digital e sem espera para a concessão do benefício, o Ministério da Economia informou que alguns trabalhadores podem estar aguardando a reabertura dos postos do Sine, administrados pelos estados e pelos municípios, para darem entrada nos pedidos.

O empregado demitido ou que pediu demissão tem até 120 dias depois da baixa na carteira de trabalho para dar entrada no seguro-desemprego. Por causa da pandemia de covid-19, os postos do Sine passaram a investir em atendimento remoto para evitar aglomeraçÔes.

CrĂ©dito de imagem: © Marcello Casal/AgĂȘncia Brasil
Fonte: Wellton MĂĄximo – RepĂłrter da AgĂȘncia Brasil – BrasĂ­lia

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.