PF pede inclusão de André do Rap em lista de procurados da Interpol

Por Noticia ao Minuto 13/10/2020 Atualizado: hĂĄ 6 anos

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A PolĂ­cia Federal pediu a inclusĂŁo do nome de AndrĂ© de Oliveira Macedo, 43, conhecido como AndrĂ© do Rap, na lista de procurados da Interpol. Ele Ă© apontado com um dos lĂ­deres do PCC (Primeiro Comando da Capital) e estĂĄ foragido.

NĂŁo hĂĄ confirmação de que AndrĂ© do Rap tenha deixado o paĂ­s, mas os serviços de inteligĂȘncia tanto da PF como de polĂ­cias civis nos estados consideram a hipĂłtese.

A ordem de prisão contra André foi expedida pela Justiça Federal de São Paulo, após o ministro Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal de Justiça), revogar, no såbado (10), a decisão do ministro Marco Aurélio Mello que havia determinado a soltura de André do Rap.

O traficante, no entanto, deixou o presídio de Presidente Venceslau (SP) pela porta da frente, pela manhã. A decisão de Fux foi tomada na noite de såbado. Desde então, André do Rap não foi localizado.

Neste domingo, o governador de SĂŁo Paulo, JoĂŁo Doria (PSDB), afirmou que AndrĂ© do Rap foi seguido pela polĂ­cia, pegou um aviĂŁo e “a essa altura jĂĄ estĂĄ fora do Brasil, evidentemente”.

“Agora estĂĄ a polĂ­cia de SĂŁo Paulo toda mobilizada para achar o AndrĂ© do Rap, que a essa altura jĂĄ estĂĄ fora do Brasil, evidentemente. Ele nĂŁo foi para o GuarujĂĄ, como ele prometeu ao juiz”, disse Doria em entrevista ao apresentador JosĂ© Luiz Datena na rĂĄdio Bandeirantes.

“NĂłs monitoramos, a polĂ­cia de SĂŁo Paulo monitorou. Ele foi para MaringĂĄ, de MaringĂĄ pegou um aviĂŁo com o alvarĂĄ de soltura, com o habeas corpus do ministro Marco AurĂ©lio, e a essa altura ou jĂĄ estĂĄ na BolĂ­via ou no Paraguai. É fugitivo da polĂ­cia”, afirmou.

O traficante estava preso desde o fim de 2019 sem uma sentença condenatória definitiva, o que, para Marco Aurélio, excede o limite de tempo previsto na legislação brasileira.

Às autoridades o chefe do PCC informou um endereço em Guarujá, no litoral paulista, onde afirmou que poderia ser encontrado caso fosse necessário um novo contato.

Segundo o governo, porém, o criminoso foi seguido até o Paranå, onde pegou um avião.

Após André do Rap ser solto, Fux suspendeu a decisão de Marco Aurélio e determinou o retorno imediato do criminoso à penitenciåria no interior paulista.

O traficante se tornou, então, foragido, e é alvo de uma força-tarefa no estado de São Paulo anunciada por Doria.

Marco AurĂ©lio tem justificado sua decisĂŁo ao dizer que “nĂŁo olha a capa do processo”, que julga de acordo com o mĂ©rito, independentemente de quem for o apelante.

Doria reagiu na entrevista Ă  rĂĄdio. “Como fazer justiça sem saber se estĂĄ avaliando um criminoso, um assassino, um homicida, ou um ladrĂŁo de bisnaga de pĂŁo na padaria? Como um juiz pode avaliar se estĂĄ tendo uma decisĂŁo justa e correta sem saber quem estĂĄ julgando?”

O governador chamou a decisão de decepcionante e afirmou que contarå com ajuda da Interpol, pela qual o traficante também é procurado, para chegar novamente ao criminoso.

À noite, a reportagem apurou que a PF acionou a busca do traficante no exterior.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.