A prefeitura de Sena Madureira “resolveu” o problema da superlotação do cemitério São João Batista à sua maneira, construindo gavetas fora dos limites do muro, mais precisamente na calçada. É o que dizem moradores do bairro Bosque, onde o cemitério está localizado.
Um vídeo curto e bem humorado que circula nos grupos de Whatsapp mostra cerca de oito gavetões sendo levantados na área externa, à vista da população. O autor das imagens brinca: “O prefeito tá maluco. Se tu não for enterrado do lado de dentro, tu vai ser enterrado do lado de fora do muro”.
O ContilNet apurou que o Ministério Público do Acre (MPAC) em Sena Madureira recebeu denúncia. O autor da reclamação foi orientado a agendar uma conversa com o promotor cível para que possíveis irregularidades sejam apuradas.
O cemitério da cidade é um dos mais antigos do Acre, com cerca de 115 anos, e enfrenta superlotação há muitos anos. O atual prefeito Mazinho Serafim (MDB), que disputa a reeleição, fala em construir um novo espaço para enterrar quem foi desta para melhor desde que assumiu o comando da cidade, mas até agora não providenciou o terreno.
Ao longo dos últimos anos, diversas denúncias dão conta da retirada de restos mortais para dar lugar a novas sepulturas. A prática é motivo de reclamações por parte da população, que teme que os restos mortais de seus entes queridos ganhem destino desconhecido.
(Foto: O Estado Acre)