Ícone do site ContilNet Notícias

Rodrigo Pires articula pacto entre poderes para viabilizar polícia rural no AC

Por REDAÇÃO CONTILNET

Fundador do ‘Fórum Acre 2050’, Rodrigo Pires propõe um pacto entre o Executivo e o Legislativo para a viabilização de policiamento na zona rural. O empresário enviou nesta quinta-feira (1º) um ofício aos deputados da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), ao Senado da República, à bancada federal na Câmara e ao governador Gladson Cameli pedindo apoio para garantir a integridade física e patrimonial dos produtores do campo.

O Batalhão de Polícia Rural é uma proposta da parlamentar Mara Rocha (PSDB/AC) para desarticular as quadrilhas que agem fora dos limites urbanos e que se baseia na experiência de Goiás. O estado se tornou referência em todo o Brasil no combate à criminalidade com o Centro de Comando e Controle Rural, que monitora em tempo real as fazendas e viaturas de patrulha por meio do georrefenciamento.

Em vídeo postado nas redes sociais, o empresário ainda menciona o assalto recente de três caminhonetes de produtores na cidade de Rio Branco e declara urgente a elaboração de uma política pública dedicada a quem gera renda no estado do Acre.

https://youtu.be/I86fZjUD94M

De acordo com Pires, os crimes mais comuns na zona rural são furtos de animais, maquinários agrícolas, veículos de passeio e de carga e ataques de facções criminosas – inclusive com uso de violência contra as famílias. Com o BPR, cerca de 30 mil pessoas que residem na Rodovia Transacreana seriam beneficiadas pelo serviço.

“Eu conto com o apoio do inteligente secretário Edivan Maciel [Produção e Agronegócio] e do nosso vice-governador Major Rocha. Nessa batalha todos nós somos importantes. Quem corre perigo é o nosso produtor rural, são as pessoas que estão no campo. Nós precisamos dar segurança para quem produz e coloca alimento na nossa mesa”, disse. [Foto de capa: Reprodução/YouTube]

Sair da versão mobile