Rio Branco, Acre,


Socorro Neri40 e Eduardo Ribeiro visitam comunidade Huni Kuin na Transacrena

Socorro Neri40 afirmou que se sentia em casa e acolhida pela identificação com o Acre profundo, da floresta e das barrancas dos rios

Quilômetro 36 da estrada Transacrena, Ramal do Goiabal. É neste endereço que está localizada a comunidade Ruwa Karu Yuxibu Huni Kuin, que recebeu a visita da prefeita e candidata à reeleição, Socorro Neri40, nesta quinta-feira, 29.

O cacique Mapu Huni Kuin é a liderança do local que tem feito um bonito trabalho de resgate e acolhimento dos indígenas de várias etnias que chegam até a capital do Estado vindos de todas as regiões do Acre. “São muitos os jovens indígenas que vêm pra cidade em busca de estudos, não encontram oportunidades e acabam se perdendo. Então nós fizemos esse centro cultural de fortalecimento da identidade Huni Kuin onde nossos parentes podem se conectar com o espírito maior e a partir daí ter um encaminhamento, um entendimento”, disse.

PUBLICIDADE

Segundo o cacique, durante a pandemia do novo coronavírus, a comunidade também tem realizado a doação de alimentos aos indígenas em situação de vulnerabilidade e que estão em Rio Branco. Ele falou ainda da importância e do quanto era significativa a presença da prefeita e candidata Socorro Neri40.

Socorro Neri durante visita ao povo Huni Kuin /Foto: Ascom

“A gente sabe que nessa pandemia toda a humanidade está passando por dificuldades e a gente também está preparando nossos alimentos pra que a gente possa dar pros nossos parentes que estão em dificuldade. São com essas famílias que a gente tem trabalhado pra que elas possam voltar a viver a vida cotidiana normal como o povo nativo que vive na floresta. É muito bom ver a Socorro Neri aqui porque é importante saber que as pessoas que estão nos representando tem empatia por nossa cultura”.

O candidato à vice-prefeito, Eduardo Ribeiro, disse que a agenda era revigorante. “Estou muito feliz de estar ao lado da prefeita Socorro Neri e de estar aqui nessa manhã. É com muita satisfação que estou aqui, nesse ambiente tão alegre e que representa tanta coisa boa. E com a prefeita eu espero que a gente possa construir políticas públicas para que vocês de fato possam se sentir representados. Esse é o nosso papel e o nosso compromisso, muito obrigado”.

Socorro Neri40 afirmou que se sentia em casa e acolhida pela identificação com o Acre profundo, da floresta e das barrancas dos rios. “Eu venho lá do Rio Tarauacá, do Seringal São Luís, e agora na condição de prefeita da nossa cidade eu vejo o quanto a nossa capital é essa grande aldeia que recebe quem aqui chega em busca de estudos, de tratamento de saúde, em busca de melhores condições de vida”.

A prefeita também falou que a iniciativa desenvolvida pela comunidade é louvável e que merece ter toda atenção e respeito do poder público. “Como poder público municipal temos que dar o apoio necessário para que o sentido desse centro possa ser alcançado e ampliado. Precisamos criar as condições para que esse trabalho torne os “parentes” pessoas com autonomia econômica por meio de ações solidárias e que buscam sempre o desenvolvimento da comunidade. Eu assumo com vocês o compromisso de fazermos uma parceria mais estreita para garantir os direitos de todos vocês”, finalizou.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up