25 de abril de 2024

Acre elege um prefeito, dois vices e nove vereadores indígenas em cinco cidades

O Acre elegeu no último domingo (15) um prefeito, dois vices e nove vereadores indígenas. O quantitativo representa 14,2% do total (84) de candidaturas de representantes de populações tradicionais locais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyako (PSD), do povo Ashaninka, foi reeleito com 54% dos votos válidos. O primeiro prefeito indígena da história do Acre comemorou a votação expressiva.

“Agradeço de coração o apoio, a confiança que me concederam novamente e reafirmo o meu compromisso com cada cidadão thaumaturguense para que possamos desenvolver Marechal, dando dignidade para nossa população com dias melhores. Obrigado a todos!”

A cidade também fez um vereador do mesmo povo, Davi Ashaninka, filiado ao mesmo partido do prefeito.

Santa Rosa do Purus elegeu seis indígenas, entre eles o futuro vice-prefeito Valdir Kaxinawá, do MDB. Outros quatro Huni Kui, nome original dos Kaxinawá, farão parte da Câmara Municipal na próxima legislatura.

São eles Aureo Célio (MDB), Marlene Kaxinawá (DEM), Denis Augusto (DEM) e Cláudio Lopes (PSD). O quinto vereador indígena eleito na cidade foi Enio Kulina (PSDB), do povo Madija.

O PDT fez um vice-prefeito em Jordão, Fernando Siã. Já o PCdoB elegeu um vereador no mesmo município, Sivaldo Kaxinawá. Décio Huni Kui, do DEM, foi eleito vereador em Feijó e Joel Puyanawa, do PT, em Mâncio Lima, município mais ocidental do Brasil.

Juntos, os 12 eleitos fizeram 8.668 votos.

Também foram registradas candidaturas indígenas, mas sem sucesso, em Assis Brasil, Manoel Urbano, Tarauacá, Rio Branco e Porto Walter.

(Foto: Estadão Sustentabilidade)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost