Com vitória iminente, Joe Biden faz discurso em que muda foco para políticas públicas

Enquanto a lenta apuração aponta que Joe Biden está prestes a ser declarado vitorioso na disputa pela Casa Branca, o candidato do Partido Democrata concedeu mais um discurso na noite desta sexta-feira (6). Biden afirmou que, embora não tenha sido declarado presidente, as urnas apontam claramente que ele sairá vitorioso.

Ele procurou centrar o foco em políticas públicas e desafios nacionais, e voltou a afirmar que irá unir o país.

— O desafio da nação não é alimentar as chamas do conflito, mas resolver problemas — afirmou.

Biden começou ser discurso lembrando que ainda não foi considerado eleito presidente, mas que “os números contam uma história clara e convincente”.

—Vamos vencer esta disputa. Há 24 horas, estávamos atrás na Geórgia. Agora estamos na frente. Lembrem-se que, há 24 horas, estávamos atrás na Pensilvânia. Agora estamos na frente. Estamos vencendo no Arizona e em Nevada. Na verdade, nossa vantage dobrou em Nevada — afirmou. — Estamos prestes a ter ter mais de 300 votos eleitorais votos no colégio eleitoral. E olhe para os números nacionais. Vamos vencer esta corrida com uma clara maioria, com a nação nos apoiando. Conseguimos mais de 74 milhões de votos, mais do que qualquer chapa presidencial já obteve na História nos Estados Unidos.

Logo antes de seu discurso, a liderança de Biden na Pensilvânia aumentou para 28.833 votos, ou 0,5 ponto. A NBC anunciou que, quando a diferença chegar a 35 mil, irá proclamá-lo vencedor no estado e na disputa nacional. Se a vantagem ficar acima de 0,5, não haverá recontagem.

O democrata disse que “que assistir à contagem de votos na TV passa muito mais devagar, e é algo tão lento quanto pode ser entorpecente”. Apesar disso, pediu para as pessoas não se esquecerem  “que as contagens não são apenas números, mas que representam votos e eleitores, homens e mulheres que exercem seu direito fundamental de ter sua voz ouvida”.

O candidato afirmou também que, enquanto a contagem segue, ele e Harris já começaram a trabalhar e iniciar o processo de transição. Ontem e hoje, disse, a dupla manteve reuniões com grupos de especialistas em saúde pública e econômica. Esta foi a primeira vez em que enfatizou políticas públicas em um discurso desde que a votação chegou ao fim

Ele lembrou que a crise da Covid-19 está descontrolada no país, após os Estados Unidos terem batido seu recorde de casos pelo terceiro dia seguido nesta sexta-feira — mais de 125 mil infecções foram confirmadas no país.

— Acredita-se agora que podemos ter até 200 mil casos em um único dia. O número de mortos se aproxima de 240 mil vidas perdidas para este vírus. São 240 mil cadeiras, mesas de cozinha e mesas de jantar vazias em todos os Estados Unidos.

Biden lamentou não poder salvar as vidas perdidas, mas afirmou que “muitas vidas poderão ser salvas nos próximos meses”. [Capa: Angela Weiss/AFP]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Com vitória iminente, Joe Biden faz discurso em que muda foco para políticas públicas