Em meio a uma infinidade de jovens e adolescentes que dançam, fazem dublagens e dão dicas de maquiagem, Amália Theresa da Silva, de 91 anos, conquistou mais de 4 milhões de “netinhos” nas redes sociais, onde é conhecida como “Vó da Pomba”.
Apenas no TikTok são 1,4 milhão de seguidores, com 9 milhões de curtidas. O humor, conta o neto que prefere não se identificar, foi a forma encontrada pela família para lidar com o Alzheimer da matriarca, e alguns desses momentos são registrados e compartilhados com o público.
— É um reality da vida da minha avó. Publico vídeos de situações engraçadas, de histórias que ela viveu, de momentos em que ela está se divertindo. As pessoas acabam se identificando, tanto pelo humor como pelo lado emocional, do afeto com os avós — explica o neto, que considera a gravação dos vídeos como uma terapia para Amália, para que ela se mantenha ativa física e mentalmente.Por sofrer de Alzheimer, Amália não faz ideia do seu sucesso nas redes, mas sente o carinho dos fãs quando é reconhecida nas ruas de Campinas, onde vive atualmente.
Diferentemente de outros canais, que mantêm um ritmo de produção, o “Vó da Pomba” depende do humor da nonagenária.
— Nem sempre ela está a fim — diz o neto.
O “Vó da Pomba” serviu de inspiração para o “Vó Rosalina”, da paranaense Rosalina Bortolassi, de 86 anos. O canal foi criado pela neta Taikna Prado, de 23, como um passatempo durante a pandemia.Com a família, ela buscou o isolamento social na chácara da avó, na zona rural de Londrina, e sem muito o que fazer, criou uma conta no TikTok
— Eu vi um vídeo engraçado, gravei com a minha vó e publiquei no TikTok, na minha conta, que criei para passar o tempo durante a quarentena. De um dia para o outro, o vídeo viralizou, as pessoas queriam saber quem era aquela senhora — lembra Taikna, sobre o canal criado em abril deste ano, que já reúne quase um milhão de seguidores. — Eu tirei meu nome e minha foto e passei a conta para ela.
A produção dos vídeos acabou servindo como distração durante o período de isolamento, com conversas em família para idealizar os roteiros. E a brincadeira foi aprovada por Rosalina.
— A gente deu uma parada em novembro, porque minhas aulas na faculdade retornaram e estudo em outra cidade — conta Taikna. — Ela sente falta, fica me pedindo para gravar. Em dezembro eu volto para Londrina e a gente retoma com tudo.
Voltado para o público jovem, o TikTok se popularizou em vários países do mundo por oferecer ferramentas de edição fáceis de usar, para a criação de vídeos curtos.
Para Rodrigo Barbosa, gerente de Comunidade da companhia, essa talvez seja uma das explicações para o sucesso das vovós na plataforma:
— A plataforma oferece uma experiência sem esforço, permitindo que os usuários criem e consumam conteúdo facilmente dentro dele — afirmou. — A comunidade do TikTok é diversa, global, participativa e inclusiva. E isso tudo faz parte dos nossos propósitos. Tem coisa melhor do que, por exemplo, ver neto e avó se divertindo juntos e criando conteúdos originais com seus dispositivos móveis?
Os cabelos brancos da atriz Lilian Blanc, de 70 anos, também chamam atenção na rede. E fazem sucesso.
O seu canal no TikTok, criado há cerca de um ano, já reúne 1,3 milhão de seguidores e acumula 5,4 milhões de curtidas.
— Tudo começou como uma grande brincadeira. Meus netos, que têm 12 e 14 anos, viviam no TikTok e me incentivaram a entrar também — conta Lilian, que viveu a personagem Dona Branca na novela infantil As Aventuras de Poliana (SBT). — Por causa da TV, eu já tinha muitos seguidores no Instagram. Acho que isso ajudou o sucesso no TikTok.Antenada com as novas tecnologias, Lilian tem forte presença nas redes sociais e usa muito a internet, algo pouco comum para pessoas da sua faixa etária.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, relativos a 2018, 91% dos jovens entre 20 e 24 anos estão conectados à internet, enquanto na população com mais de 60 anos o percentual fica em 38,7%.
Além do TikTok e do Instagram, a atriz mantém um canal no YouTube, onde, assumindo o papel de avó, dá dicas de brincadeiras e receitas para fazer com os netos e apresenta relíquias de um passado não muito distante, mas desconhecidas da criançada.
Atenta ao público, Lilian produz conteúdos adaptados a cada uma das plataformas.
— No TikTok os vídeos são mais descontraídos, de brincadeira mesmo — ensina. — Às vezes a gente publica alguma coisa mais interessante, mas não faz sucesso. O pessoal gosta mesmo é de bobagem, de vídeos engraçados. [Capa: Arquivo pessoal]