Em meio a uma infinidade de jovens e adolescentes que dançam, fazem dublagens e dão dicas de maquiagem, Amália Theresa da Silva, de 91 anos, conquistou mais de 4 milhões de “netinhos” nas redes sociais, onde é conhecida como “Vó da Pomba”.
Apenas no TikTok são 1,4 milhão de seguidores, com 9 milhões de curtidas. O humor, conta o neto que prefere não se identificar, foi a forma encontrada pela família para lidar com o Alzheimer da matriarca, e alguns desses momentos são registrados e compartilhados com o público.
Por sofrer de Alzheimer, Amália não faz ideia do seu sucesso nas redes, mas sente o carinho dos fãs quando é reconhecida nas ruas de Campinas, onde vive atualmente.
Diferentemente de outros canais, que mantêm um ritmo de produção, o “Vó da Pomba” depende do humor da nonagenária.
— Nem sempre ela está a fim — diz o neto.
O “Vó da Pomba” serviu de inspiração para o “Vó Rosalina”, da paranaense Rosalina Bortolassi, de 86 anos. O canal foi criado pela neta Taikna Prado, de 23, como um passatempo durante a pandemia.Com a família, ela buscou o isolamento social na chácara da avó, na zona rural de Londrina, e sem muito o que fazer, criou uma conta no TikTok
— Eu vi um vídeo engraçado, gravei com a minha vó e publiquei no TikTok, na minha conta, que criei para passar o tempo durante a quarentena. De um dia para o outro, o vídeo viralizou, as pessoas queriam saber quem era aquela senhora — lembra Taikna, sobre o canal criado em abril deste ano, que já reúne quase um milhão de seguidores. — Eu tirei meu nome e minha foto e passei a conta para ela.
A produção dos vídeos acabou servindo como distração durante o período de isolamento, com conversas em família para idealizar os roteiros. E a brincadeira foi aprovada por Rosalina.
— A gente deu uma parada em novembro, porque minhas aulas na faculdade retornaram e estudo em outra cidade — conta Taikna. — Ela sente falta, fica me pedindo para gravar. Em dezembro eu volto para Londrina e a gente retoma com tudo.
Voltado para o público jovem, o TikTok se popularizou em vários países do mundo por oferecer ferramentas de edição fáceis de usar, para a criação de vídeos curtos.
Para Rodrigo Barbosa, gerente de Comunidade da companhia, essa talvez seja uma das explicações para o sucesso das vovós na plataforma:
— A plataforma oferece uma experiência sem esforço, permitindo que os usuários criem e consumam conteúdo facilmente dentro dele — afirmou. — A comunidade do TikTok é diversa, global, participativa e inclusiva. E isso tudo faz parte dos nossos propósitos. Tem coisa melhor do que, por exemplo, ver neto e avó se divertindo juntos e criando conteúdos originais com seus dispositivos móveis?
Os cabelos brancos da atriz Lilian Blanc, de 70 anos, também chamam atenção na rede. E fazem sucesso.
O seu canal no TikTok, criado há cerca de um ano, já reúne 1,3 milhão de seguidores e acumula 5,4 milhões de curtidas.
— Tudo começou como uma grande brincadeira. Meus netos, que têm 12 e 14 anos, viviam no TikTok e me incentivaram a entrar também — conta Lilian, que viveu a personagem Dona Branca na novela infantil As Aventuras de Poliana (SBT). — Por causa da TV, eu já tinha muitos seguidores no Instagram. Acho que isso ajudou o sucesso no TikTok.Antenada com as novas tecnologias, Lilian tem forte presença nas redes sociais e usa muito a internet, algo pouco comum para pessoas da sua faixa etária.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, relativos a 2018, 91% dos jovens entre 20 e 24 anos estão conectados à internet, enquanto na população com mais de 60 anos o percentual fica em 38,7%.
Além do TikTok e do Instagram, a atriz mantém um canal no YouTube, onde, assumindo o papel de avó, dá dicas de brincadeiras e receitas para fazer com os netos e apresenta relíquias de um passado não muito distante, mas desconhecidas da criançada.
Atenta ao público, Lilian produz conteúdos adaptados a cada uma das plataformas.
— No TikTok os vídeos são mais descontraídos, de brincadeira mesmo — ensina. — Às vezes a gente publica alguma coisa mais interessante, mas não faz sucesso. O pessoal gosta mesmo é de bobagem, de vídeos engraçados. [Capa: Arquivo pessoal]