Ícone do site ContilNet Notícias

CPF dos filhos expõe dificuldade de reconhecimento de casais LGBTI

Por NOTÍCIAS AO MINUTO

“Faz cinco dias que descobri que não sou mãe dos meus filhos na Receita Federal”, disse a escritora Marcela Tiboni, 38, mãe dos gêmeos Bernardo e Iolanda.

Sua publicação em uma rede social jogou luz sobre um problema que afeta casais homoafetivos: o formulário para criar um CPF para filhos menores de idade ainda é dividido nos campos “mãe” e “pai”.

Além da violência psicológica contra formações familiares diversas, esse aspecto traz implicações práticas, como a dificuldade em obter benefícios governamentais, entre eles o auxílio emergencial.

Marcela percebeu a falha ao consultar o número do documento dos filhos de dois anos no sistema da Receita, que pedia nome da criança e data de nascimento mais CPF e nome da mãe. Ela se colocava no campo da filiação materna, e a busca voltava vazia.

Na certidão de nascimento física, lá estão ela e Melanie Graille, 31, como mães da duplinha. Mas, no banco de dados do governo, nada. “E agora me digam, num mundo cada vez mais digital, o que vai valer mais, papel ou digital? Para o Estado sou ou não mãe dos meus filhos?”

Para Marcela, a dor de cabeça começou ainda no hospital. “Passou um rapaz para fazer a declaração de nascido vivo. Ali nos perguntou quem era a mãe, dissemos que as duas, e ele respondeu que só tinha campo de pai e mãe, que era o documento padrão.”

Tudo certo na certidão de nascimento, com o nome de Marcela e Melanie. Quando foram tirar o RG dos gêmeos, meses depois, de novo se depararam com a ausência de espaços para a dupla maternidade. A gambiarra no Poupatempo foi escrever o nome das duas mães na mesmo lacuna, um seguido do outro.

Para um dos gêmeos, o nome de Marcela vem primeiro, no outro, é o de Melanie.

O relato da autora resgatou um problema antigo. Cinco anos atrás, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro recomendou à Receita uma alteração na ficha para criar o CPF: em vez de “pai” e “mãe”, as expressões “genitor 1” e “genitor 2”. Até hoje, a sugestão não foi acatada.

A “invisibilidade da mãe lésbica”, diz Marcela, foi um baque para ela e a esposa, que desde o primeiro encontro, há sete anos, falavam em ter filhos. “Comecei a chorar, a situação deixa a gente muito vulnerável.”

Elas viraram mães em 2017, por meio de fertilização in vitro. Marcela fez indução para a amamentação quando Melanie estava grávida de sete meses, o que permitiu às duas a capacidade de nutrir os filhos com seu leite.

O caso das duas mães não é único. Nem o presidente da Abrafh (Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas), Saulo Amorim, 38, foi poupado de ser vítima do que define como “homofobia institucional”.

Ele adotou Teodoro, 4, com seu primeiro namorado e hoje ex-marido. “Ficamos juntos 15 anos. A gente fugiu completamente do estereótipo, né? Do que conservadores gostam de tachar como promiscuidade, pessoas sem vínculo.”

Quando foi tirar a nova identidade fiscal da criança, ouviu no posto da Receita Federal que o CPF de Teodoro teria um vazio na parte reservada à maternidade.

“Todos os órgãos públicos puxam informações com base na Receita, de passaporte a antecedentes criminais. Mesmo tendo insistido, simplesmente não consegui, saí de lá com o campo ‘mãe desconhecida’ pro meu filho. Agora só mesmo com medida judicial.”

Outros casais gays que conhece “conseguiram botar o nome”, diz Saulo. “Não há procedimento, o que tem é uma grande zona institucionalizada e LGBTIfóbica.”

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal determinou que a união homoafetiva é um núcleo familiar como qualquer outro, logo não deveria haver impedimentos para homossexuais adotarem. “E até agora a senhora Receita Federal não se mobilizou pra fazer nada, continua mantendo pessoas vinculadas à condição de mãe”, afirma o pai de Teodoro e, no futuro, de uma menina que chamará de Leonor.

Há nove anos, o ministro Carlos Ayres Britto, hoje aposentado, disse em seu voto: “Sem nenhuma ginástica mental ou alquimia interpretativa, dá para compreender que a nossa Magna Carta não emprestou ao substantivo ‘família’ nenhum significado ortodoxo ou da própria técnica jurídica. Recolheu-o com o sentido coloquial praticamente aberto”.

“Há quase uma década, as famílias LGBTI foram resguardadas pelo Judiciário. Já é possível que nos documentos da criança ou do adolescente, independentemente se foi reprodução assistida ou adoção, venham o nome de duas mães, ou de dois pais”, diz Bruna Andrade, fundadora da startup Bicha da Justiça.

“Não é uma discussão só teórica. Nosso CPF é utilizado para uma série de questões no dia a dia”, afima a mestre em direitos humanos. “Para participar de programas do governo, tirar passaporte, Imposto de Renda. E isso depende da vinculação ao nome de uma mãe específica.”

No caso do auxílio emergencial, que em muitos lares foi a única fonte de renda durante a pandemia, algumas mulheres relataram o seguinte: entravam com o pedido de assistência governamental, só que o sistema cruzava seu RG com o do filho. Aí se entendia que se tratava de um homem, já que no CPF da criança ela aparecia como pai.

Questionada, a Receita Federal disse por meio de nota que “disponibilizou acesso a todos os dados do CPF para a concessão do auxílio emergencial pelo Ministério da Cidadania, incluindo dados de filiação independente do sexo”.

O órgão fiscal afirmou ainda ter entrado em contato com a pasta “no intuito de colaborar para a solução mais rápida dos casos apontados pelo jornalista”.

Sair da versão mobile