Hildon Chaves (PSDB) bate Cristiane Lopes (PP) e é reeleito em Porto Velho

O atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), venceu a disputa de segundo turno contra Cristiane Lopes (PP) e governará a capital de Rondônia por mais quatro anos.

Com 95,25% das urnas apuradas, tinha Hildon Chaves 54,60% dos votos e Cristiane Lopes, 45,48%.

Favorito nas pesquisas de intenções de voto, o tucano recebeu apoio de candidatos derrotados no primeiro turno, como Vinicius Miguel (Cidadania), que ficou na terceira colocação, e Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade), o quinto colocado.

Hildon Chaves tem como vice o também tucano Maurício Carvalho. Sua coligação, “O Trabalho Continua”, é formada por PSD, PL, PSDB e DEM, que juntos somam cinco vagas das 21 da Câmara de Porto Velho.

Perfil do prefeito reeleito

Chaves, 52, é advogado, empresário e já atuou como promotor em quatro cidades do Estado, inclusive na capital rondoniense. Ele é dono de uma das maiores redes de faculdades da região.

Em 2016, foi eleito prefeito da capital com um discurso de “gestor” e “antipolítico”, o que rendeu a ele o apelido de “Doria de Porto Velho”. Neste mesmo ano, o tucano João Doria tornou célebre o discurso de “gestor” e “antipolítico” ao ser eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno.

Sua gestão enfrentou em 2019 grave problema com relação ao transporte escolar da cidade. Cerca de mil alunos da rede municipal ficaram oito meses sem ir às aulas por falta de ônibus ou barco devido à quebra de contratos por irregularidades. À época, professores e pais de alunos relataram que o prefeito demorou mais do que o prometido para sanar o problema.

Promessas de campanha

Durante a campanha, Hildon Chaves prometeu regularizar imóveis situados em áreas com urbanização irregular na cidade e entregar até 40 mil títulos de propriedade. Ele também pretende enfrentar o problema da falta de estrutura de saneamento básico da capital de Rondônia através de PPPs (Parcerias Público-Privadas).
Em seu programa de governo, o prefeito reeleito promete reformar bibliotecas municipais, concluir um programa de asfaltamento e instalar na cidade uma vila olímpica com ginásio e parque aquático.

Municipais contestadas

Nas eleições municipais deste ano, a capital de Rondônia foi palco de protestos de candidatos a vereadores derrotados que alegavam fraude e ação de hackers na apuração dos votos.

O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou para consulta as vias impressas dos boletins de urna para que os candidatos que alegavam terem sido prejudicados pudessem checar por conta própria o resultado da apuração.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost