Ícone do site ContilNet Notícias

Mais de 100 armas de fogo foram apreendidas no AC no 1º semestre de 2020

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

No Acre, 106 armas de fogo foram apreendidas entre janeiro e junho deste ano, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais.

O número é 28,9% menos que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas quase 150 armas de fogo. A redução ficou acima da média nacional, de 2,2%.

Acompanham o Acre na diminuição do índice o Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O anuário também trouxe dados referentes a tráficos de drogas e posse e uso de entorpecentes no primeiro semestre. No Acre, foram identificados 68 tráficos em 2020 contra 84 no ano passado, uma redução de 19%.

Elevações foram notificadas apenas no Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins.

Já registros de posse e uso de drogas ilícitas caiu 20% no primeiro semestre deste ano, após contabilizar 24 casos contra 20 de 2019. Quase todos os estados tiveram queda, com exceção de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina.

Sair da versão mobile