18 de abril de 2024

Manifestantes ateiam fogo no Congresso da Guatemala

Um grupo de manifestantes ateou fogo no prédio do Congresso da Guatemala neste sábado (21), dia de protestos na capital do país contra o governo do presidente Alejandro Giammattei e contra as propostas de orçamento para o próximo ano.

Segundo a agência EFE, os manifestantes entraram no prédio do Congresso e invadiram escritórios — como é sábado, todos estavam vazios. Alguns deles, na maioria encapuzados, colocaram fogo nas salas. Houve confronto com forças de segurança. Não há informação sobre feridos.

Alvo dos manifestantes, o presidente Giammattei pediu o fim da violência. “Reitero o direito de se manifestar conforme a lei. Mas não podemos permitir que se vandalize a propriedade pública ou privada”, disse.

“Quando se comprovar a participação nesses delitos, todo o peso da lei cairá [a essas pessoas]”, escreveu Giammattei nas redes sociais.

Protesto pacífico no centro

Paralelamente, um protesto pacífico em outras partes do centro da Cidade da Guatemala transcorreu pacificamente e levou milhares de pessoas. Algumas delas levavam bandeiras do país, e muitas estavam usando máscaras como medida para conter o novo coronavírus.

Segundo o jornal “La Hora”, adultos e jovens participaram do protesto. Artistas e estudantes convocaram pessoas de todo o país para se posicionarem contra o governo de Giammattei em frente à sede do governo. A polícia fez a segurança do local, e, ali, não houve registro de violência.

Os manifestantes protestam contra o orçamento aprovado pelo Congresso — que é de maioria governista. A oposição a Giammattei alega que não teve acesso ao projeto, de acordo com a EFE. Para ativistas, a proposta não contempla a crise econômica e gerará ainda mais desigualdade no país.

O vice-presidente da Guatemala, Guillermo Castillo, pediu na sexta-feira que Giammattei renunciasse ao cargo para “oxigenar” o país. O presidente nega, e diz que a proposta visa a reduzir os gastos doo país e o déficit fiscal.

(Foto: Johan Ordonez/AFP)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost