MP de Bolsonaro compensa moradores que sofrem com apagão há 19 dias

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste sábado (21) que irá editar uma medida provisória voltada aos consumidores de energia do Amapá, devido ao apagão no estado que já dura 19 dias. Segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que participou do anúncio, o governo vai pagar a conta de energia dos afetados pela crise energética por 30 dias. A declaração foi feita em visita a Macapá (AP).

— Para minimizar o sofrimento dessas famílias que perderam todos os seus alimentos, esses 30 dias, a partir da edição da medida provisória, o governo federal vai cobrir a conta de energia integralmente de todo o povo amapaense — disse Alcolumbre.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a isenção valerá por 30 dias anteriores à edição da medida. A data da edição, no entanto, não foi mencionada.

— Estamos na iminência de assinar uma MP para dar uma medida compensatória a todos os que foram prejudicados com essa falta de energia. então grande parte devemos a você essa iniciativa, além de outras, que se por ventura se fizerem necessárias, nós estamos prontos para atender o estado do Amapá — disse Bolsonaro.

A medida foi antecipada pelo GLOBO. De acordo com fontes a par do assunto, o custo estimado em R$ 69 milhões será repassado à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo destinado a políticas públicas do setor. Com isso, todos os brasileiros terão um acréscimo na conta de luz.

Bolsonaro viajou ao Amapá no começo da tarde de hoje, a convite do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Durante a tarde, o presidente e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, visitaram as subestações Santana e Santa Rita, ambas em Macapá. Tratam-se de usinas termoelétricas que devem suprir parte da necessidade energética do estado.

Na segunda visita, onde foram feitas os anúncios, Bolsonaro afirmou que acredita que haverá “plena eficiência” do sistema elétrico do estado nos próximos dias, mas não informou uma data. Já Alcolumbre fez elogios ao presidente e disse que, sem o apoio do governo federal, o estado ficaria “no mínimo 60 dias sem energia”.

Novo plano energético

Também presente no anúncio, o ministro Bento Albuquerque afirmou que o grupo de crise do ministério, instituído após o apagão, está estudando o planejamento energético do Amapá e de regiões com características semelhantes. Segundo ele, nos próximos 15 dias um novo plano energético será apresentado para impedir que novas crises energéticas ocorram.

— Nós entendemos que nos próximos 15 dias vamos apresentar esse novo plano energético para a sociedade brasileira e em particular para o Estado do Amapá. Nós podemos garantir que a segurança energética vai permanecer neste estado daqui para frente — disse Bento.

Desde o início do mês, a população local vem enfrentando problemas com a falta de energia elétrica. O problema foi causado por um incêndio em um dos transformadores da subestação de Macapá no dia 03 de novembro e até agora a situação não foi totalmente regularizada.

Ao voltar para Brasília, no fim do dia, Bolsonaro provocou aglomeração no aeroporto de Macapá. Ele estava sem máscara. O vídeo foi publicado nas redes sociais do presidente. [Capa: Reprodução/TV Brasil]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost