18 de abril de 2024

Mulher devolve mármore da Roma Antiga e pede desculpa por ser uma ‘americana idiota’

“Para Sam, com amor… Jess. Roma 2017”: ao receber um pacote volumoso, a direção do Museu Nacional Romano, localizado na capital da Itália, não esperava encontrar dentro dele um pedaço de mármore antigo com esta frase escrita. Junto dele, ainda estava anexada uma carta de uma jovem chamada Jess pedindo desculpas por ser uma “americana idiota”.

Diretora do museu, Stéphane Verger contou ao jornal italiano “Il messaggero” que o pacote foi enviado da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos: “Pelo tom, imaginamos que seja uma mulher jovem. Em 2017 ela deve ter vindo a Roma e levado este fragmento de mármore para presentear o namorado. Felizmente ela entendeu que havia cometido um erro”.

Segundo Verger, a peça, originária de pedreiras da Ásia Menor, deve ter sido roubada pela americana durante um passeio pelo Fórum Romano, coração político do Império.

A diretora acredita que a atitude de Jess possa ter sido motivada por uma história anterior. Em outubro, uma canadense chamada Nicole virou notícia ao devolver fragmentos roubados do sítio arqueológico de Pompeia há 15 anos, alegando que estavam “amaldiçoados”.

Nicole enviou um pacote contendo dois ladrilhos de mosaico, partes de uma ânfora e um pedaço de cerâmica para uma agência de viagens no sul da Itália, junto com uma carta de confissão. Ela tinha 20 e poucos anos quando visitou o parque arqueológico em 2005 e culpou o roubo por uma série de infortúnios que se abateram sobre ela desde então, incluindo ter câncer de mama duas vezes e passar por dificuldades financeiras.

“Talvez Jess tenha ouvido falar de Nicole. O ano de 2020, dizimado pela pandemia de Covid, fez com que as pessoas refletissem. O fato é que três anos após o roubo, ela o devolveu. Foi um gesto simbólico muito importante”, reconhece Verger.

“Foi um grande erro da minha parte e só agora, como adulta, é que percebi o quão impensado e desprezível foi”, continua Jess, em sua carta de desculpas. A turista americana ainda conta que tentou apagar a frase, escrita no fragmento com uma caneta preta, mas não conseguiu. [Capa: Laurent Emmanuel/AFP]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost