Rio Branco, Acre,


Prefeitura de Rio Branco investe em equipamentos para melhoria do trânsito

Estão sendo adquiridos 50 controladores e está sendo aguardado a chegada 60 botoeiras inteligentes

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS), realiza um curso de capacitação para os servidores de manuseio e manutenção de controladores semafóricos. Também estão sendo adquiridos 50 controladores e está sendo aguardado a chegada 60 botoeiras inteligentes.

A superintendente da autarquia, Sawana Carvalho, explica que a princípio serão 50 semáforos funcionando online por meio remoto, isso significa que o técnico pode acessar a central de monitoramento e mudar o tempo dos semáforos para melhorar a fluidez do trânsito. “Os equipamentos fazem parte de um plano de otimização da organização do trânsito na capital Acreana e já está sendo operado”, disse ela.

PUBLICIDADE

O curso está sendo ministrado pela empresa Dataprom, a qual tem mais de 30 anos no mercado. A capital acreana já usa os controladores da empresa há alguns anos, esses são conhecidos por DP-40 e são usados nas principais vias da cidade, trabalhando de forma conjunta comunicando uns com outros para maior fluidez do trânsito esta comunicação é chamada de sincronismo.

As botoeiras inteligentes possuem dois acionamentos o primeiro é feito por um toque sem prolongamento para os pedestres sem dificuldades físicas atravessarem, o segundo é um toque prolongado acionado por 3 segundos no qual estende o tempo de passagem dos pedestres que possuem dificuldades físicas e idosos.

Segundo o Alex Gurgel, chefe do setor de semáforo, os novos equipamentos serão implantados, a princípio, nas principais vias da cidade para aumentar a eficiência no trânsito e saber em quais pontos semafóricos há falha.

“Vai ser implantado a priori nas principais vias da cidade, o sistema se chama Antares Evolution e realiza uma gestão integrada e inteligente o qual irá dar dinamismo no trabalho semafórico aumentando a eficiência das principais vias, pois fornece informações em tempo real. Com esse sistema é possível ver os controladores funcionando e fazer todos os tipos de alteração em qualquer lugar por meio de computador. O sistema demonstra desde uma queima de uma bolacha de led até mesmo dizer se está funcionando tudo dentro da conformidade programada”, afirma.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up