‘Se puder, fique em casa’, diz material do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) um rol de orientações sobre a covid-19 no qual recomenda: “Se puder, fique em casa”. A lista com as ações voltadas à população está em material sobre estratégia de vacinação distribuído à imprensa, durante coletiva.

“Evite circulação desnecessária nas ruas. Se puder, fique em casa”, orienta a pasta. Há outras recomendações, como manter distância de dois metros de pessoas com sintomas, evitar contatos físicos e cuidar da alimentação.

A mensagem “Fique em casa”, que se popularizou na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, é alvo recorrente de críticas do presidente Jair Bolsonaro. Ele sempre foi contra o isolamento social mais amplo como forma de prevenir a covid-19 por considerar os prejuízos à economia.

Desde que o Ministério da Saúde passou a ser gerido pelo atual ministro Eduardo Pazuello, general da ativa escalado por Bolsonaro para o cargo, a pasta evita fazer uma defesa do isolamento social como medida de prevenção da covid-19.

Na última quarta-feira, o Ministério da Saúde reforçou pelo Twitter que “a nossa maior ação contra o vírus é o isolamento social e a adesão das medidas de proteção individual”. Uma hora depois, a mensagem foi apagada pela pasta, que alegou “erro humano” na postagem.

A mensagem era uma resposta da pasta a um internauta. Além de defender o isolamento, a postagem esclarecia que não existe remédio, vacina ou alimento que previna ou acabe com o novo coronavírus até o momento. Bolsonaro, por sua vez, defende o uso de medicamentos sem comprovação científica para o combate da doença, como a cloroquina. [Capa: Jefferson Rudy/Agência Senado]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

‘Se puder, fique em casa’, diz material do Ministério da Saúde