Ícone do site ContilNet Notícias

Após permitir igreja apenas “para brancos”, cidade americana diz não ser racista

Por IG

Quando as portas da igreja se abrem, apenas os brancos podem entrar. Essa é a mensagem que a congregação Asatru Folk Assembly em Murdock, EUA, está passando depois de receber uma permissão funcionar.Apesar de uma votação do Conselho Municipal aprovar oficialmente a licença neste mês, os moradores locais estão resistindo à decisão. Eles coletaram cerca de 50 mil assinaturas em uma petição online para impedir que a igreja “totalmente branca” faça da cidade a sua casa.

“Acho que eles pensaram que poderiam passar despercebidos em uma cidade pequena como esta, mas gostaríamos de mantê-los sob pressão”, disse Peter Kennedy, um residente de Murdock de longa data. “O racismo não é bem-vindo aqui.”

Muitos cidadãos acusam os membros de patricarem supremacia branca ou grupo separatista branco, o que é negado por eles. O grupo, com sede em Brownsville, Califórnia, diz que os ensinamentos e a adesão são para aqueles de linhagem estritamente europeia.

Os membros do Conselho de Murdock disseram que não apóiam a igreja, mas eram legalmente obrigados a aprovar a licença, o que fizeram em uma decisão de 3 a 1.

“Fomos altamente aconselhados por nosso advogado a aprovar esta licença por motivos legais para proteger os direitos da Primeira Emenda”, disse o prefeito Craig Kavanagh. “Sabíamos que, se isso fosse negado, teríamos uma batalha legal em nosso mãos que podem ser muito caras.”

Sair da versão mobile