Prêmio Bacurau de Direitos Humanos na coluna da Jackie Pinheiro

E-mail: [email protected]

Instagram: @jackiepinheiroac

Facebook: Jackie Pinheiro

Prêmio Bacurau de Direitos Humanos é marcado pela emoção

No dia do 72º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a prefeita Socorro Neri fez a entrega da segunda edição do Prêmio Bacurau, instituído em 2019 por sua gestão para homenagear e reconhecer pessoas, instituições e iniciativas dedicadas às mais variadas ações em defesa da vida e da igualdade entre todos.

***

O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, 10, no auditório da Uninorte e por causa da pandemia teve o acesso restrito aos homenageados e alguns familiares.

Homenageados em 2020

A pedagoga Mariazinha Leitão, defensora dos direitos dos idosos e pessoas que sofrem com a doença de Alzheimer; o líder ativista dos direitos da população LGBTQ+, Germano Marino; o procurador de Justiça Sammy Barbosa, que atua na defesa da cidadania e no combate ao crime organizado; o advogado e militante da igualdade racial, Ogan Arimatéia – este último de forma póstuma – foram os homenageados desta edição.

***

Pelas mãos da prefeita Socorro Neri, eles receberam o troféu que leva o nome de Francisco Augusto Vieira Nunes, mais conhecido como Bacurau e um dos fundadores do Movimento de Reintegração das Pessoas Antigidas pela Hanseníase (Morhan).

Mariazinha Leitão foi representada na solenidade por seu neto, Gabriel Leitão. “É uma alegria imensurável estar recebendo esse prêmio dessa gestão em nome da minha avó que tem toda uma vida dedicada ao envelhecimento e à causa do idoso. Minha avó é a bússola da minha vida”, disse.

Em uma fala marcada pela emoção, Germano Marino afirmou que “não teria outra condição se eu não fosse agora homenageado, porque eu não sei nas gestões futuras se as pessoas vão reconhecer e dar visibilidade para os defensores dos direitos humanos”

Por estar em viagem, o procurador Sammy Barbosa foi representado pela procuradora Patrícia Rêgo. “Ele se sente muito honrado pela homenagem e recebe essa homenagem para o Ministério Público do Estado do Acre”

Fátima Arimatéia, viúva de Ogan Arimatéia, recebeu a premiação em nome dos quatro filhos e dos familiares. “O Arimatéia sempre agradeceu por cada dia e por cada luta que ele pôde lutar, e ele deixou muitos exemplos pra mim e para os nossos filhos”

A prefeita Socorro Neri destacou que poder reconhecer, em tempos tão estranhos, aqueles que se colocaram do lado certo da história e que tem dedicado suas vidas na construção de um mundo melhor é uma das grandes homenagens que ela também recebe ao poder fazê-la na condição de gestora da capital acreana

Leo de Brito questiona ministério sobre exclusão de estudantes em programa de bolsas

O deputado federal Leo de Brito (PT/AC) solicitou informações junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações sobre a chamada de 2020/2021 para bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ (PIBIC), em que exclui as áreas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais. Recentemente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou a chamada para 25 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Porém, não serão contemplados os estudantes das áreas de ciências humanas e sociais.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC é um programa estratégico para incentivar jovens pesquisadores a produzir novos conhecimentos científicos. No entanto, as bolsas serão destinadas exclusivamente às “tecnologias prioritárias”, que envolvem temáticas tecnológicas, produtivas, do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em carta enviada ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, pediram a revogação da medida.

Reunião virtual contra a reforma psiquiátrica

O deputado federal Léo de Brito está convidando profissionais de saúde e imprensa para uma na próxima segunda-feira,14, às 16hs, pela plataforma Zoom, para discutirem o desmonte do SUS/RAPS, mais especificamente a Contrarreforma Psiquiátrica e ABP.

Cinco mortes simples

A Chiado Books, editora que atua no mercado do Brasil e de Portugal, está editando e publicará o livro “Cinco mortes simples”, do acreano Elenckey Pimentel. O projeto literário convida o leitor para um passeio por Xapuri, cidade Natal do autor, num tempo onde tradições culturais e costumes permeiam e até moldam o comportamento de seus cidadãos, enquanto o envolve numa trama instigante, de conflitos variados, e apresenta o cotidiano de um lugar ímpar na história do Acre. O livro fala de um crime ocorrido em uma cidade pequena, que leva dezenas de jornalistas à pacata Princesinha do Acre.

B-Day do PV

Com uma bela festa comandada por Bruno Damasceno, o querido produtor cultural e empresário da noite Paulo Vítor Belmonte celebrou seu aniversário na sexta-feira, 11, no Stand-By, com um grupo de 25 amigos. Ele merece todo amor dessa vida e ser muito feliz!

O aniversariante, Paulo Vítor, com os amigos Aline Queiroz, Thainá Mathias, César Júnior, Jackie Pinheiro, Juliana Pejon e Rayssa Alves

Happy day

Muitas felicidades e muitos anos de vida para a querida Karenna Lima, que celebrou mais um ano de vida no dia 11, em Barra Nova, município de Cascavel-Ceará, onde reside atualmente. É uma praia paradisíaca a poucos quilômetros de Fortaleza, onde ela é sócia diretora da premiada agência Unicorn Agency Marketing Digital. Parabéns!

Novo ciclo

Saúde e prosperidade para o médico homeopata Gilvan Almeida, em seu novo ciclo de vida, iniciado no dia 9. Ele celebrou a data com discrição, como pede o momento, com familiares, mas passou o dia sendo homenageado pelos pacientes e amigos que o admiram. Parabéns!

Celebração

Quem celebrou mais um ano de vida no dia 12 de dezembro foi o paleontólogo Alceu Ranzi, cientista integrante do grupo que descobriu os Geoglifos do Acre na década de 70. Professor universitário aposentado, ele hoje reside em Florianópolis-SC, onde comemorou a data, com discrição, devido à pandemia. Felicidades!

Parabéns, Joelda e Dandara!

Mil vivas para a psicóloga Dandara Viana e a socióloga Joelda Pais, aniversariantes dos dias 13 e 14 de dezembro, respectivamente.

Aniversariante

Parabéns e muitas felicidades para a querida jornalista Dora Monteiro, aniversariante do dia 10. As comemorações foram em família, como pede o momento.

Férias no Sul e Sudeste

Um minuto de silêncio para a beleza e o carisma da advogada e ativista ambiental Aline Queiroz, em suas recentes férias no Sul e Sudeste do país. Ela esteve na Ilha do Mel-Paraná, São Paulo-SP, Búzios-RJ e Rio de Janeiro-RJ.

Um ano da Made In Acre

Em clima de festa e de muita união, as sócias Rayssa Alves e Juliana Pejon celebram o primeiro ano da Made In Acre, marca com DNA acreano que se tornou a queridinha dos conterrâneos, especialmente nas redes sociais. Parabéns e que venham muito mais sucesso e prosperidade!

Dona Mocinha

Parabéns para a equipe da franquia Dona Mocinha, que foi inaugurada no dia 11, às 17h. Especializada em sapatos, bolsas e acessórios, a casa fica localizada na Travessa Guaporé, 194. Tem excelentes opções de presentes para este Natal!

 

Manu Gavassi é a nova musa de linha de maquiagem e esmaltes de Intense

As cores têm sido a tendência da vez em diversos segmentos e não à toa conquistou o mundo da maquiagem. Foi pensando nisso que o Boticário convidou a artista, influenciadora e queridinha da internet, Manu Gavassi, para assinar e participar do processo de criação de uma linha de Intense, trazendo muitas cores e originalidade para os produtos – a cara dela e da marca. Afinal, se tem uma coisa que o Boticário e Manu Gavassi sabem, é que uma make é capaz de traduzir a personalidade, e um look colorido transforma qualquer produção.

***

A linha Intense by Manu Gavassi é completamente moderna e divertida, e apresenta treze novos produtos com 16 cores diferentes! Da escolha das cores aos nomes dos produtos, Manu participou de todo o processo de cocriação com a marca. Os produtos desta collab são lápis duo, sombras, esmaltes e delineadores. Todos abusando de uma paleta de cores incrível!

O Boticário ajuda o homem a cuidar da barba e do corpo com produtos veganos

Cada vez mais se fala sobre a importância de adotarmos novos hábitos, mais responsáveis, tanto para ajudar o meio ambiente quanto para o nosso próprio benefício. Com a demanda crescente, o mercado global de cosméticos veganos tem previsão de chegar a US $20,8 bilhões até 2025, de acordo com o novo relatório da Grand View Research, Inc.  Alinhado às necessidades dos consumidores cada vez mais exigentes, que buscam por produtos sustentáveis e inovadores, o Boticário oferece uma seleção completa de cosméticos veganos para os cuidados com o corpo e com a barba.

***

Para o corpo, o uso de produtos hidratantes é essencial para, além de proteger, evitar o aspecto esbranquiçado e textura áspera. Recomenda-se o uso do Sabonete Líquido Malbec Club, que limpa e perfuma a pele sem ressecá-la. Em seguida, aplique a Loção Hidratante Corporal Malbec Vert, que hidrata, e é de rápida absorção, evitando a sensação pegajosa.

***

Já para a barba, a marca traz o Creme para Barbear Men, basta aplicá-lo em toda a área a ser barbeada e passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos. Feito o corte, a sugestão é usar o pós-barba da linha Men Azulen, que suaviza e acalma a pele. E, para dar um toque final, a Pasta Modeladora Barba e Bigode Malbec Club modela e define os pelos. Os produtos têm uma textura leve, sem deixar resíduos, nem pesar os fios. Ah, vale reforçar que há mais de 20 anos, o Grupo Boticário não realiza testes de seus produtos em animais.

Natal do Boticário tem mais de 80 opções para presentear

Em um ano atípico como esse, demonstrações de carinho e afeto nunca se mostraram tão necessárias. E é no Natal que essas atitudes ganham ainda mais emoção e relevância. Para contribuir com toda essa onda de amor, o Boticário desenvolveu sugestões de kits para presentear quem, apesar das circunstâncias, foi tão importante e se fez tão especial em 2020. Afinal, presentear é uma forma de agradecer e estar próximo.

São mais de 80 opções, sendo 33 delas exclusivas para o Natal. Tem sugestões para todos os perfis: parceiros, familiares, amigos, e, por que não, um presente para si mesmo. Os presentes cabem em todos os bolsos, com kits a partir de R$19,90. O Natal de 2020 do Boticário vai da lembrancinha, com kits encantadores como o Sabonete em Barra com fragrância exclusiva para a data, ao presentão, com os clássicos da marca em versões miniaturas e combos com os itens de maior sucesso entre os brasileiros.

Sustentabilidade nas embalagens

As embalagens compõem o presentear, carregadas de atributos sustentáveis, o que contempla também o meio ambiente. Todas são feitas em cartão reciclado, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade, trazem uma gravura especial, com grafismos impressos e tag para deixar o momento ainda mais extraordinário.

***

Como em todas as datas comemorativas desde o Dia das Mães de 2019, a marca traz um propósito social para a celebração. No Natal, não poderia ser diferente. Além de demonstrar todo seu carinho com amigos e familiares, a compra de kits contribui com o futuro de jovens de comunidades carentes. Por meio do Instituto Grupo Boticário, em parceria com a ONG Recriando Raízes, o projeto Jovens em Transformação – que até o final do projeto atenderá quase cinco mil jovens de 16 a 29 anos, do Rio de Janeiro e São Paulo -, receberá cursos de capacitação em diferentes áreas, como saúde, beleza e tecnologia.

No Boticário, milhares de consultores ajudam na compra do presente de Natal via WhatsApp

Quem já quer garantir as compras de Natal mas não abre mão do atendimento pessoal e personalizado disponível em lojas físicas, tem uma opção para garantir esse serviço de forma virtual e segura. No Boticário, os clientes podem usar o WhatsApp oficial da marca (número 0800 744 00100), que une a inteligência artificial à experiência do atendimento presencial, garantindo também a entrega em domicílio de forma ágil.

O serviço de atendimento por chat oferecido pela empresa, direciona o cliente, por meio do endereço para uma loja próxima do local de entrega, seja sua residência ou o lugar da entrega do presente. A partir de então, quem passa a atender o cliente via WhatsApp é um time de especialistas em beleza da loja, que irá auxiliar em toda a jornada de compra de forma individual, garantindo a escolha dos presentes ideais. Por ali, cliente e atendente também combinam o horário da entrega dos pedidos no endereço, geralmente feita no mesmo dia.

Catálogo digital de produtos

A ferramenta disponibiliza também um catálogo digital de produtos para o cliente conferir as opções de presentes e demais itens. Especialmente para o Natal, o Boticário preparou mais de 80 opções de presentes, sendo 33 exclusivas para a data e com embalagens temáticas. Tem sugestões para todos os perfis: parceiros, familiares, amigos, e, por que não, um presente para si mesmo? Os presentes cabem em todos os bolsos. Com kits a partir de R$19,90, o Natal de 2020 do Boticário vai da lembrancinha, com kits encantadores como o Sabonete em Barra com fragrância exclusiva para a data, ao presentão, com os clássicos da marca em versões miniaturas e combos com os itens de maior sucesso entre os brasileiros.

***

Nas lojas físicas, o cliente é recebido com todos os protocolos de segurança, com uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e higienização constante do ambiente, além do controle de fluxo para garantir o distanciamento social e evitar aglomerações.

Passo a passo para garantir compras via WhatsApp sem sair de casa

1 – Salve o número 0800 744 00100 em seu celular e contate-o via app WhatsApp (número oficial e seguro do Boticário) ou, se preferir, é só clicar direto nesse link: bit.ly/WhatsdoBoti

2 – Selecione a opção que mais atende sua necessidade (comprar produtos para mim, presentear, conhecer promoções ou outros assuntos);

3 – Digite seu CEP ou endereço;

4 – Confira o aviso confirmando que foi direcionado para a loja mais próxima e cheque o horário de atendimento da loja pra a qual você foi direcionado;

5 – Agora é só aguardar o contato do especialista em beleza. Enquanto isso, pode conferir o catálogo;

6 – O consultor chamou você? Aproveite seu atendimento e faça suas compras com praticidade e segurança e receba em casa.

Aminnu: oito aminoácidos essenciais

Suplemento composto por oito aminoácidos essenciais na forma e nas proporções adequadas e absorvíveis pelo nosso organismo, o Aminnu é indicado para quem faz dietas para redução de peso, quem fez cirurgia bariátrica, para idosos e para quem faz tratamentos oncológicos. Os benefícios vão muito além da formação da massa magra. Ele fortalece unhas, cabelos, pele, ossos e o sistema imune, além de repor hormônios, estruturar tecidos, formar enzimas e auxiliar na definição muscular. Não contém açúcar, lactose, glúten e derivados de soja. Produtos vegano, adoçado com stévia e xilitol. Onde tem? Na Farmácia Vitória Régia. Siga o Instagram @farmacia_vitoriaregia ou peça informações pelos telefones (68) 99943-3634, 3224-2880 e 3224-2850.

Óculos solares grandes quadrados

Vale conhecer a recém lançada linha de óculos de grau e solares da linha Iasmyne Louise, miss Acre 2014, lançada pela Ótica Moderna. Hoje residindo em Portugal, a estrela veio ao Acre para participar da festa de lançamento da coleção. Vale muito conhecer cada peça! A loja fica localizada na rua Floriano Peixoto, 379, Centro, em frente à rotatória (loja da esquina). Confira as opções no Instagram @oticamodernaacre. Informações através dos fones (68) 99979-3535, 99904-3535 e 3223-0093. As fotos são de Victor Machado @fotografovictormachado.

Dia Nacional do Ministério Público

Na terça-feira, 14, celebrou-se o Dia Nacional do Ministério Público. Em alusão à data, a procuradora-geral de Justiça do Estado do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, escreveu um artigo, que foi publicado em alguns veículos de comunicação. A seguir, leia alguns trechos.

***

“Responsável pela guarda e promoção da democracia, o MP é, então, um fomentador de mudanças sociais. Enquanto órgão de controle, sua atuação contribuiu para a consolidação de políticas públicas e o avanço do diálogo entre o poder público e a sociedade. Sem ele, muitos projetos não sairiam do papel e o direito à educação, saúde, à terra, à reinserção social, ao trabalho digno, certamente seriam só promessas.

Ante a crise sanitária e humanitária que vivemos, não há dúvidas do papel institucional a desempenhar para superar esse triste momento, que trouxe à tona velhos problemas como desigualdades, preconceitos e corrupção. Com atuação coordenada, o MP acompanha as ações de combate à pandemia, fiscaliza o cumprimento das normas de isolamento social, intensifica o controle sobre gastos públicos e não descuida dos grupos mais vulneráveis.

***

A situação poderia ter sido mais grave. No entanto, o Ministério Público prontamente agiu e vem desenvolvendo um trabalho unificado, orientado pela defesa da vida e da saúde das pessoas, tendo por base evidências científicas. Respeitando as atribuições dos gestores públicos e das autoridades sanitárias, a instituição em todo o Brasil só tem ajudado a fortalecer a política de enfrentamento à pandemia, inclusive na garantia de recursos financeiros para equipar unidades de saúde e contratar profissionais capacitados.

***

Por isso o MP é um agente indispensável na promoção da igualdade e na construção da cidadania. Nessa pandemia, pautados na defesa dos interesses coletivos, nosso objetivo é contribuir para que o País possa, de forma integrada, dar respostas eficientes ao problema e, ainda, vencer seus efeitos sociais e econômicos. Para todos nós está claro que sua superação e o atendimento a tantas outras demandas populares, sempre, envolverá uma instituição de primeira grandeza na defesa da sociedade – o Ministério Público”, declarou a Procuradora-Geral de Justiça do Estado.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prêmio Bacurau de Direitos Humanos na coluna da Jackie Pinheiro