Rio Branco, Acre,


Variante sul-africana do coronavírus não é mais perigosa que a britânica, diz ministro

Ministro sul-africano disse que não há evidências que a variante provoque uma forma mais grave da Covid-19 ou aumente a mortalidade

O ministro sul-africano da Saúde, Zwelini Mkhize, defendeu, em resposta a seu colega britânico, que não há provas de que a nova cepa do coronavírus identificada na África do Sul é mais perigosa ou contagiosa que a variante registrada no Reino Unido.

“Atualmente, não há provas de que a 501.V2 seja mais contagiosa que a variante do Reino Unido, como sugeriu o ministro britânico da Saúde”, afirmou Zwelini Mkhize em um comunicado.

“Também não há evidências de que esta provoque uma forma mais grave da doença ou aumente a mortalidade, em comparação com a variante do Reino Unido ou quaisquer das mutações identificadas em todo o mundo”, acrescentou.

Na quarta-feira (23), o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, disse que uma nova forma do vírus detectada na África do Sul era “altamente preocupante, porque é mais contagiosa e parece ter sofrido mais mutação que a identificada no Reino Unido”, e anunciou restrições de viagens entre os dois países.

As declarações “podem ter criado a percepção de que a variante sul-africana foi um fator importante na segunda onda no Reino Unido, o que não é o caso”, destacou Zwelini Mkhize em seu comunicado de Natal.

Os elementos da pesquisa demonstram que a mutação britânica se desenvolveu antes da sul-africana, acrescentou.

O ministro sul-africano lamentou a decisão de proibir as viagens entre o Reino Unido e seu país.

“Não há elementos que demonstrem que a cepa sul-africana é mais patógena que a cepa britânica”, insistiu.

A África do Sul, país mais afetado do continente com 26 mil mortos, registrou mais de de 14 mil casos nos últimos dois dias.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up