Rio Branco, Acre,


Casa desaba durante vazante do rio Juruá em Cruzeiro do Sul

Família será alocada em um abrigo, enquanto aguarda a reconstrução da casa em outro local.

Uma casa no bairro do Miritizal caiu após o desabamento de uma parte do barranco às margens do rio Juruá, outras duas residências estão em situação de risco. A Defesa Civil Municipal monitora a área, já que há a possibilidade de novos desabamentos de barrancos após a vazante do rio.

O prefeito Zequinha, com parte de sua equipe, esteve ainda no domingo acompanhando de perto a situação e realizando o levantamento dos danos. No mesmo dia, foi solicitado que um carpinteiro reconstrua a residência. A família será alocada em um abrigo, enquanto aguarda a reconstrução da casa em outro local. Também foram distribuídas cestas básicas para os afetados.

Segundo José Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal, a construção de tanques caseiros para a criação de peixes tem agravado o risco de desabamentos: “a água infiltra nesse solo que já é bastante frágil nessa época do ano, e isso acelera ainda mais o desbarrancamento” (sic), explicou.

A defesa civil municipal alerta para que seja providenciada a remoção da residência ao primeiro sinal de desabamento.

É comum a mudança do leito do rio Juruá ao longo dos anos. Isso significa que uma residência construída a uma distância considerada “segura” poderá se tornar vulnerável em poucos anos.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up