Rio Branco, Acre,


“Entenda seus Direitos”: Aposentadoria do Professor em 2021

A meta dos homens, nesse caso, é de 30 anos de contribuição. Já as mulheres precisam completar 25 anos de contribuição

Nesse artigo, entenda como ficou a aposentadoria do professor em 2021.

Primeiramente é importante lembrar que o benefício que será tratado aqui é devido aos professores do ensino da rede infantil, fundamental e médio das redes privadas.

Dito isso, podemos prosseguir:

Da mesma forma que outros profissionais foram afetados pela reforma da previdência, os professores também tiveram as regras para aposentadoria alteradas.

Além da regra definitiva, a Reforma da Previdência estabeleceu três regras de transição específicas para professores segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O que são as regras de transição?

Essas regras de transição foram criadas para diminuir os impactos que a reforma causou naqueles trabalhadores que já estavam contribuindo para o sistema previdenciário, em especial para quem estava prestes a se aposentar.

Entenda como funcionam essas regras de transição para saber como fica a aposentadoria do professor em 2021:

SE VOCÊ QUER SABER COMO ERA A APOSENTADORIA DO PROFESSOR ANTES DA REFORMA, CLIQUE AQUI!!!

Pedágio 100%

Os professores poderão se aposentar aos 55 anos (homem) e as professoras aos 51 anos (mulheres). Entretanto, para isso será necessário contribuir por um período adicional.

Esse período é chamado de pedágio, esse tempo a mais será de 100% sobre o período que, em 12 de novembro de 2019, faltaria para atingir o tempo mínimo de contribuição exigido.

A meta dos homens, nesse caso, é de 30 anos de contribuição. Já as mulheres precisam completar 25 anos de contribuição.

Então, por exemplo, um professor (H) que contava com 28 anos de contribuição, deverá contribuir por mais 4 anos para ter direito a se aposentar a partir dos 55 anos de idade.

Outro exemplo, uma professora (M) com 21 anos de contribuição em 12 de novembro de 2019, terá que contribuir com mais 8 anos para poder se aposentar a partir dos 51 anos de idade.

Sistemas de Pontos

O sistema de pontos permite que o professor se aposente sem comprovar uma idade mínima, entretanto, nessa regra é necessário que a soma da idade e do tempo de contribuição atinjam 83 pontos (mulheres) e 93 pontos (homens).

Mas atenção, essa é para a aposentadoria do professor em 2021.

Acontece que no sistema de pontos, a pontuação necessária para aposentadoria aumenta a cada ano, obrigando o segurado a trabalhar por mais tempo e, consequentemente, a se aposentar mais tarde.

Idade Mínima Progressiva

Aquele que optar por essa regra, além de alcançar o tempo de contribuição exigido, precisará completar os requisitos de idade mínima para se aposentar.

Veja como ficou essa regra para aposentadoria do professor em 2021:

  • Mulher: 52 anos idade + 25 anos de contribuição;
  • Homem: 57 anos de idade + 30 anos de contribuição

Mas atenção, essa regra se aplica apenas aos professores da rede privada.

Mas quem ainda não contribuia para a previdência quando passou a valer a reforma?

Veja a seguir as regras para quem passou a contribuir apenas após a reforma da previdência de 2019:

Para os homens, no mínimo:

  • 60 anos de idade;
  • 25 anos de contribuição;
  • Caso seja professor da rede pública: desses 25 anos de contribuição, são necessários 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo em que se der a aposentadoria.

Para as mulheres, no mínimo:

  • 57 anos de idade;
  • 25 anos de contribuição;
  • Caso seja professora da rede pública: desses 25 anos de contribuição, são necessários 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo em que se der a aposentadoria.

Como calcular o valor do benefício?

A fórmula de cálculo do valor da aposentadoria segue o padrão da reforma da previdência a partir de 13 de dezembro de 2019.

Assim, para calcular a aposentadoria do professor em 2021 é necessário usar como base a média salarial de todos os salários de contribuição a partir de julho de 1994.

  • Para os professores da iniciativa privada, o valor da aposentadoria vai ser 60% dessa média e mais 2% para cado ano que exceder 20 anos de contribuição (homens) ou mais 2% para cada ano que que exceder 15 anos de contribuição (mulheres);
  • Para os professores da iniciativa pública, o valor da aposentadoria vai ser 60% dessa média e mais 2% para cada ano que exceder 20 anos de contribuição para os homens e mulheres.

Documentos Necessários Para Solicitar Sua Aposentadoria

Isto na verdade é algo que não muda, porém é sempre bom relembrar para não ter surpresas na hora de entrar com o seu pedido.

Os documentos necessários são:

  • Número de Identificação do Trabalhador NIT (PIS/PASEP);
  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, CTPS, passaporte, carteira profissional, CNH, entre outros);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social e/ou outro documento que comprove o exercício de atividade em estabelecimento de ensino básico, no nível infantil, fundamental e/ou médio, bem como em cursos de formação profissional, autorizados ou reconhecidos pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal;
  • Diploma registrado nos órgãos competentes federais e estaduais ou qualquer outro documento que comprove a habilitação para o exercício do magistério.

Ficou com alguma dúvida?

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato diretamente conosco clicando aqui.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up