24 de abril de 2024

Ministro do STF dá cinco dias para o Acre informar estoque de agulhas e seringas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski deu cinco dias para que o governo do Acre informe a quantidade de agulhas e seringas em estoque para a vacina contra a covid-19 e também para outras ações de imunização. O prazo passa a contar a partir desta sexta-feira (15).

O pedido veio após o Ministério da Saúde informar que o Acre integra a lista de estados que correm risco de não ter os insumos suficientes para pôr em prática o plano nacional de imunização contra o coronavírus.

Além do estado, fazem parte da lista do MS a Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina. A exigência de Lewandowski vale para todas as unidades da federação e o Distrito Federal.

Em despacho ao STF, o Ministério da Saúde disse que o Acre dispõe de apenas 122 mil seringas e agulhas. O governo do estado nega a informação e afirma ter estoque “satisfatório”.

Segundo o secretário de Saúde Alysson Bestene, são 700 mil unidades nas redes estadual e municipais disponíveis para uso. O governo informou ainda que mais de um milhão desses insumos podem ser adquirido, além dos 500 mil que também teriam sido prometidos pelo ministro Eduardo Pazuello.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost