Turismo local é uma das prioridades do Sebrae no Acre em 2021

Visando potencializar as atividades do turismo acriano, o diretor técnico do Sebrae no Acre, Lauro Santos, realizou uma visita técnica no estado da Paraíba, na última semana, onde conheceu as ações do Sebrae/PB voltadas ao turismo rural, e que vêm sendo executadas há 20 anos.

“Verificamos que o Sebrae Paraíba é uma referência nesses projetos, e durante os últimos 5 anos veio o sucesso. Foi gratificante contar com o apoio do Luiz Alberto, diretor técnico do Sebrae/PB, e da Regina Medeiros, gerente do projeto, que nos indicaram o consultor José Ferreira Filho, que tem uma expertise grande na área”, disse Santos.

Os representantes do Sebrae e o empresário Jefferson Santiago, da Fazenda Três Meninas, que atua no ramo de turismo em Xapuri/AC, cumpriram uma agenda de visitas nos empreendimentos do litoral e interior da Paraíba. Foram observadas as práticas de associativismo, cooperativismo, gestão compartilhada e turismo de base comunitária, realizadas na região.

Ao relatar a experiência, Jefferson Santiago destacou a preservação da autenticidade dos lugares visitados, “observamos que o turismo rural de vivência e experiências, na Paraíba, promove a conservação dos recursos locais, aumentando a geração de renda da comunidade, valorizando o desenvolvimento local e a inovação”.

De acordo com Lauro Santos, o objetivo é iniciar o trabalho no empreendimento de Santiago com uma ação de impacto no segmento, para que outros empresários possam observar e vivenciar a experiência. “A nossa estratégia inicia com o investimento de um empresário que tem potencial, capacidade, já é do segmento, e precisa ampliar a atuação no turismo rural, para tornar-se referência”, explicou.

Em fevereiro, o Sebrae irá se reunir com a câmara técnica de turismo do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, para apresentar as ações observadas durante a visita técnica. Além disso, está prevista uma série de consultorias e capacitações em parceria com o Sebrae/PB, em busca de profissionalizar as atividades, criar roteiros e divulgar atrativos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost