Alopecia: entenda as falhas no cabelo do BBB Lucas e como stress pode piorá-las

Com o início da edição do Big Brother Brasil em 2021 surgiram dúvidas quanto ao cabelo de um dos participantes, o ator Lucas Penteado.

A condição chamada alopecia, que faz com que a pessoa perca cabelo, pode ser agravada ou gerada pelo stress, que o participante está lidando dentro do programa, graças aos contantes ataques que vem sofrendo, principalmente de Karol Conká.

O iG conversou com dermatologistas para entender como a condição pode estar relacionado ao stress e a tensão que o participante está lidando dentro do reality.

A alopécia é uma condição em que ocorre uma repentina perda de cabelo do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo.

Como característica, o cabelo cai em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele, causando, desta forma, falhas na região que antes era coberta.

“Alopecia é o termo usado para designar a perda de cabelo em áreas em que normalmente ele deveria crescer. Trata-se de um sinal clínico que pode estar presente em diversas doenças capilares ou sistêmicas”, afirma a especialista Ana Vitória Perecini, médica dermatologista de Belo Horizonte.

A especialista ainda explica que a condição é mais comum na cabeça, mas que em outras áreas do corpo também é possível ter a condição.

“A maior parte das alopecias ocorre em couro cabeludo. No entanto, algumas doenças podem ocorrer em outras áreas de pelo, como a Alopecia Areata e diversas alopecias cicatriciais”.

Já a dermatologista Marcela Mattos complementa que fatores nutricionais também podem agravar o problema, por conta da deficiência de vitaminas no organismo.

“A queda capilar pode ser multifatorial, ela pode envolver motivos nutricionais, mas existe também o contrário, no qual o excesso de vitamina, como a vitamina A, que pode gerar queda capilar”.

Por que a alopecia surge?

“Diversos fatores podem contribuir para a queda de cabelo, desde fatores genéticos, autoimunes, assim como o uso de medicações, estresse, alterações hormonais, má alimentação, idade, deficiência de vitaminas ou hipervitaminoses e doenças sistêmicas descontroladas”, afirma Ana Vitória Perecini.

Ela comenta também que o stress, vivido pelo participante de maneira constante dentro do programa, pode agravar o quadro.

“O estresse psicológico intenso pode sim resultar no quadro de eflúvio telógeno, que é uma queda aumentada dos fios de forma temporária. Geralmente ocorre cerca de 3 meses após o evento desencadeante”.

“Já existem estudos científicos que comprovam que o cortisol, que é o hormônio do stress, pode desencadear o início de um processo de queda capilar quanto piorar um quadro já existente. Então o stress emocional pode sim gerar uma piora no quadro de alopecia”, completou Marcela Mattos.

Diferentes variações da Alopecia

Existem vários tipos de alopécia que estão relacionados com as suas causas. Os tipos de alopécia existentes são:

Alopecia areata: É uma doença inflamatória, que engloba causas genéticas e autoimunes, que provoca queda abrupta dos fios em determinadas áreas, podendo ocorrer pontualmente ou difusamente, acometendo diversos locais com pelos (corpo, sobrancelhas e/ou couro cabeludo).

Androgenética: Popularmente chamada de calvície, é uma forma de capilar capilar geneticamente determinada, muito frequente na população, tanto masculina quanto feminina. Há afinamento e diminuição progressiva do tempo de crescimento capilar, que resultam com o passar do tempo em falhas em couro cabeludo.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Alopecia: entenda as falhas no cabelo do BBB Lucas e como stress pode piorá-las