Ícone do site ContilNet Notícias

Cheia do Iaco já desabriga mais de 400 em Sena e águas continuam subindo

Por REDAÇÃO CONTILNET

Rio Iaco: Foto: Douglas Richer-ContilNet

Até a segunda-feira (15), o total de pessoas afetadas pela enchente do Rio Iaco, em Sena Madureira, já superava 400. Com a forte chuva que atingiu o município durante a noite, mais famílias solicitaram retirada, mas os números ainda não foram informados. Com isso, a prefeitura decretou situação de emergência por 180 dias.

O Segundo Distrito é o mais atingido pela cheia. Na medição das  6 horas desta terça, o manancial marcava 16,40 metro. A cota de transbordo é de 15,20 metros.

“Muito complicado aqui, desde as 11 da manhã de ontem começamos a retirada de famílias embaixo de chuva”, disse um dos moradores.

Na zona rural, a população também sofre com a cheia do rio Macauã. Os pequenos produtores já perderam plantações e uns tentam ajudar aos outros para salvar o pouco que ainda é possível.

Um vídeo mostra moradores, de barco, fazendo uma vistoria pela comunidade e afirmando que na Fazenda Apuí, de Branco Lopes, a água já invadiu toda a propriedade e está em iminência de entrar na casa que é alta.

Os moradores afirmam inclusive que se o proprietário não aparecer, eles farão a retirada dos móveis para salvar.

Os desabrigados para as famílias estão instalados no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa, na Escola Messias Rodrigues que já estão lotados e novos abrigos serão abertos.

Segundo a Defesa Civil, a previsão para os próximos dias é de muita chuva para o município. “Estamos em trẽs situações complicadas: a covid, a dengue e a alagação, é o momento da população se abraças”, diz o tenente Santiago, do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros está recrutando voluntários para auxiliar na retirada de famílias. Quem necessitar de atendimentos, deve solicitar cadastro no CRAS.

Sair da versão mobile