Rio Branco, Acre,


Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados em drive thru e postos na Capital

Há ainda um serviço de vacinação para idosos acima de 80 anos que estejam acamados

Um dia após a chegada de mais 6.800 doses da vacina Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde ao Acre, a Prefeitura de Rio Branco deu início nesta quarta-feira, 10, à campanha de imunização de idosos acima de 90 anos, com a inauguração de um drive thru (atendimento através da janela do carro), além de postos de saúde e um serviço de vacinação para idosos acima de 80 anos que estejam acamados.

O governo do Acre recebe as vacinas e as distribui imediatamente para as prefeituras, que são responsáveis pela cobertura da campanha de imunização. Assim, a prefeitura de Rio Branco disponibilizou o drive thru no estacionamento do antigo Detran, em frente ao 7º BEC, com atendimento das 8 às 17 horas. As unidades de referência de atenção primária (Uraps) Claudia Vitorino, no Taquari; e Roney Meireles, no Adalberto Sena; além da Policlínica Barral y Barral, na Estação Experimental; também já estão vacinando idosos acima de 90 anos.

Para pessoas que possuem idosos acima de 80 anos acamados, quatro equipes da prefeitura estão fazendo o trabalho de vacinação em casa. Para agendar, é necessário entrar em contato pelos telefones 3216-2400 ou 3224-4269.

Governo segue firme contra o coronavírus

O governador Gladson Cameli prestigiou a inauguração do drive thru e destacou que o momento é de seguir firme contra o avanço da pandemia, ainda que sejam necessárias medidas restritivas para diminuir a circulação de pessoas nos próximos dias, na busca por deter o aparecimento de novos casos, para que não seja colapsado o sistema de saúde. Além disso, o governo tem investido na abertura de novos leitos de UTI e na busca por mais profissionais de saúde junto ao governo federal.

“Logo, logo, e todos estamos trabalhando para isso, chegaremos ao ponto de vacinar toda a população. Isso vai virar passado e eu quero garantir para a sociedade que o que eu puder fazer como governador e lutar, para que a gente vire essa página, não tenham dúvida que eu vou fazer”, reforçou o governador.

O secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, destacou: “Se você está em casa e tem um idoso acima de 90 anos, procure o drive thru ou nossas unidades de saúde. Estamos fazendo isso para alargar a imunização contra a Covid-19. Estamos com mais de 350 idosos recebendo a vacina em casa e seguimos com a vacinação dos nossos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente”.

Esperança de uma vida normal

Segunda vacinada no drive thru em seu dia de inauguração, Raimunda Lima, de 90 anos, acordou cedo para ser levada pelo filho ao local. Isolada em casa e tomando todos os cuidados há meses, ela conta que a grande esperança é por dias melhores.

“Eu completei 90 anos em outubro. Sigo isolada, não saio de casa, mas a esperança agora é que agora a gente consiga chegar num momento de levar a vida normal de novo”, conta a senhora.

Outro que levantou cedo e mesmo com uma chuva constante levou os pais para vacinar foi Amilton Lucena. Bastante animado pela chegada do momento para sua mãe e pai, ele não segurou a emoção.

“É um momento tão bom! Estou muito feliz. E esperamos que isso possa chegar a outro tanto de pessoas também. Estou muito agradecido à prefeitura, ao governador do Estado, ao presidente, e todas as pessoas que estão envolvidas para que esse momento tenha acontecido”, disse.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up