19 de abril de 2024

Saiba quais são as plantas mais fáceis de cultivar em casa

Ter um ambiente aconchegante e bonito faz toda a diferença na forma como lidamos com nosso próprio espaço. Por isso, investir em plantas na decoração pode ser uma ótima alternativa para você!

Conforme afirma a paisagista Rayra Lira, da J. Lira Green Life, o primeiro ponto a se considerar na hora de comprar a planta certa é o seu estilo de vida. Depois, o local onde vão ser colocadas. Isso porque cada uma tem suas especificidades de luz, solo e ambiente, e é necessário conhecê-las.

Além disso, Lira faz um alerta importante: “Outro fator é a presença de animais e crianças, algumas plantas podem ser tóxicas para eles”.

Jiboia
Uma planta fácil de cultivar, que se espalha em efeito cascata ou subindo pelas paredes. É capaz de absorver substâncias químicas e preenche o espaço de forma simples e bonita. Gosta de umidade, boa ventilação e luz natural, não se dá bem em temperaturas baixas. A rega é de 2 a 3 vezes por semana.

Trapoeraba roxa
Uma opção mais resistente, que sobrevive em condições variadas e até mesmo em temperaturas baixas. Algumas horas de sol ou meia-sombra, são suficientes para vê-la em seu esplendor. A rega é de 2 vezes por semana, sob sol pleno, e 1 vez por semana, à meia-sombra.

A paisagista aconselha que o solo esteja sempre úmido, com uma quantidade boa de matéria orgânica e seja fertilizado uma vez ao ano. “A poda precisa ser feita para eliminar apenas as folhas secas” , aconselha a profissional.

Maranta pavão
Esta planta deve ser cultivada sob luz solar indireta, para que seja possível mantê-la saudável. Os desenhos são vistos durante o dia, quando se movimenta para baixo em busca da luz do sol, já que à noite as folhas ficam erguidas. A rega é de 2 a 3 vezes por semana.

Segundo Rayra, “Precisa ser plantada em um recipiente raso com furos de drenagem, porque ela possui raiz superficial e se ficar molhada por muito tempo pode apodrecer“. Além disso, aconselha que não seja posicionada em locais muito susceptíveis a flutuações na temperatura e que por ser uma planta tropical, não se dá bem muito abaixo dos 21°C.

Bambu da sorte
Flexível e resistente, esta planta é capaz de purificar o ar e se adequa à meia-sombra ou sombra total, em ambientes com luz natural afastados da janela. Fácil de manter, exige poucos cuidados. Carrega a simbologia oriental de prosperidade e bons fluidos. A rega é de 2 a 3 vezes por semana.

Pacová
Uma opção exuberante e forte, é uma planta fácil de cultivar em lugares com pouca luminosidade. Possui folhas largas e caules capazes de reservar água para os momentos de escassez. O ideal é manter o solo úmido. A rega é de 2 a 3 vezes por semana.

“Não deve ficar em ambientes fechados com ar-condicionado muito forte. A adubação deve ser feita de forma constante com fertilizante orgânico“, sugere a paisagista.

Suculentas
Existe uma enorme variedade de tamanhos, formas e tonalidades. São fáceis de cuidar e ideais para ambientes fechados. Preferem a luz direta, pois são originárias de local seco e sol forte. Segundo Lyra, não necessitam de rega diária, somente quando o solo estiver seco.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost