18 de abril de 2024

Veja se o seu CPF está entre os 223 milhões vazados nesta semana

Dois grandes vazamentos de dados expuseram informações de 223 milhões de brasileiros recentemente, incluindo e-mail, telefone, informações fiscais e CPF.

Caso você queira saber se foi afetado pela falha de segurança, um novo site permite realizar essa verificação rapidamente.

Chamado de FuiVazado!, a plataforma foi criada pelo desenvolvedor Allan Fernando. De maneira simples e rápida, o site permite que o usuário verifique se dados pessoais apareceram em um dos vazamentos.

A verificação só exige o número do CPF e a data de nascimento.
Fonte: Fui Vazado!

Para utilizar a ferramenta, você precisa adicionar o número do CPF e data de nascimento nos campos em branco, além de realizar uma verificação no estilo Captcha. Se você colocar o CPF com uma data de nascimento errada, o site apenas diz se os dados da pessoa foram ou não vazados.

Se você informar a data de nascimento correta, que seja a mesma já presente no banco de dados vazados, o site informa quais foram os tipos de dados que caíram na rede, sem revelá-los em si.

O site é seguro?
O TecMundo conferiru o código da página disponibilizado pelo desenvolvedor no GitHub e, conforme Fernando explicou, não há nenhum recurso que consiga armazenar registros dos usuários que fazem a consulta de seus CPFs no site.

Dessa forma, não há qualquer indicação de que FuiVazado! esteja coletando informações de usuários usando como pretexto a ajuda para descobrir se eles foram vítimas do megavazamento da semana passada.

Por questões legais e também para não ajudar a disseminar o banco de dados, o desenvolvedor não vai disponibilizá-lo inteiramente para conferência, apenas uma amostra que foi colocada no GitHub.

A consulta por CPF permite verificar quais dados foram vazados
Fonte: Tecnoblog

A plataforma não exige qualquer forma de login e, segundo o desenvolvedor, os únicos dados que ficam em armazenamento são as informações de acesso geradas pelo Cloudfare.

Também consultamos um advogado especialista em LGPD para confirmar a legalidade da plataforma. “Não tem nenhuma ilegalidade”, disse Rofis Elias Filho ao TecMundo.

“Os dados cadastrais de ninguém estão sendo usados, vendidos ou mesmo expostos. A ferramenta só diz se o dado foi ou não foi vazado, e também não teria como contar com um opt in-opt out nesse caso”.

Verificar CNPJ
O Fui Vazado! também conta com uma indicação para quem tem uma empresa e quer verificar se as informações da companhia também foram comprometidas.

Os bancos de dados que estão rolando na internet incluem informações de aproximadamente 40 milhões de negócios.

Se você é empresário, é possível verificar se os dados do seu negócio estão nos vazamentos por meio do site Syhunt, desenvolvido pela firma de segurança de mesmo nome.

O procedimento exige apenas o número do CNPJ de sua empresa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost