Ícone do site ContilNet Notícias

Acre pode sofrer apagão total por até 57 dias, alerta hidrelétrica Santo Antônio

Por REDAÇÃO CONTILNET

Acre poderá ficar às escuras ao enfrentar um apagão da hidrelétrica de Santo Antônio, a quarta maior usina do País, com capacidade de atender até 45 milhões de pessoas, corre risco de ficar 100% desligada por até 57 dias, ainda no primeiro semestre deste ano. A hidrelétrica está localizada nas águas do Rio Madeira, em Porto Velho (RO) e é quem abastece o Acre.

A situação foi alertada ao governo federal pela própria concessionária Santo Antônio Energia, dona da usina.

Segundo o Estadão, que teve acesso a um documento de caráter confidencial levado pela empresa ao Ministério de Minas e Energia (MME), no fim de janeiro.

A concessionária afirma que o volume de água determinado para passar por suas turbinas entre fevereiro e junho pode resultar no desligamento de todas as suas 50 máquinas, por causa da redução de queda da água. A usina quer autorização do Ibama e  Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) a ampliação do volume de água em seu reservatório. Para isso, o nível do Rio Madeira seria ampliado acima da barragem, inundando uma área de 536 hectares de uma unidade de conservação, o Parque Nacional do Mapinguari, localizado nos Estados de Rondônia e Amazonas.

Dos 57 dias sem geração, 27 dias seriam de paralisação total e 30 dias para restabelecimento da usina, “em razão da restrição de queda mínima operativa e comprometimento das estruturas da usina, associada ao tempo para sua recomposição plena”, diz documento.

 

Sair da versão mobile